CONEXÕES LITERÁRIAS PARA A VIDA

EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO NO PIBID/LÍNGUA ESPANHOLA

  • Natanael Martins Ajala UFFS

Resumo

O resumo aqui apresentado objetiva discorrer sobre as experiências parciais vivenciadas no primeiro semestre de 2019 com o auxílio do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, subprojeto vinculado ao curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo. A Escola Estadual de Educação Básica Padre Traezel, da cidade de Cerro Largo, foi o ambiente educacional contemplado com as atividades do subprojeto referente à Língua Espanhola e suas Literaturas. No intuito de construir e desenvolver conhecimentos, de relacionar a teoria e a prática no processo de ensino-aprendizagem, de constituição de sujeitos ativos, críticos e eficazes, integração entre a escola básica, universidade e docentes em formação, foram pensadas várias oficinas que contemplassem temáticas sociais, língua e literatura hispânica focalizando nas necessidades emergenciais da comunidade escolar. Assim, alicerçadas na proposta de letramento literário e na perspectiva sociointeracionista da linguagem  ̶  que concebe o texto como centro das práticas de linguagem  ̶ , as oficinas foram pensadas e desenvolvidas de forma lúdica. Refletindo sobre a articulação entre o “eu” que caracteriza o aluno e o “mundo” (expressão para designar o meio em que está inserido), bem como a relação com a língua e a literatura que se dá por diferentes formas  ̶  sendo mais significativas aquelas que remetem à vida enquanto “conotação da realidade” –, coerentes ao utilizar-se de uma linguagem acessível, isto é, imergir no mundo do aluno, que, consciente de sua ação, significará o processo. A isso denominamos “conexión”.

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino