BACIAS HIDROGRÁFICAS E O ENSINO DA GEOGRAFIA

  • Victor Matheus dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Erexim
  • Ana Maria de Oliveira Pereira

Resumo

Resumo: este texto tem a pretensão de discutir a importância do estudo do Planejamento
Ambiental como análise de Bacias Hidrográficas na temática da Educação Ambiental na
disciplina de Geografia na Educação Básica. Na primeira etapa da escrita, será apresentado
e comparado pontos em comum em ambos dispositivos legais. De acordo com a lei nº 9.394
de 20 de dezembro de 1996 – LDB, que estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, documentos legais que
regulamentam e direcionam a estrutura curricular (conteúdo e disciplina), suas metas e
objetivos para Educação Básica. Além de articular com a Política Nacional de Educação
Ambiental (PNEA), lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999; a lei nº 9.433 de 8 de janeiro de 1997
- Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), e a lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012 o
Código Florestal. Esses instrumentos legais são ferramentas para iniciarmos uma discussão
da importância dessa abordagem como prática pedagógica escolar. No decorrer do texto,
utilizaremos para contribuir com a reflexão teórica os métodos analíticos entre SANTOS
(2004); CHRISTOFOLETTI (1980),(1999); GARCEZ e ALVAREZ (1988); MACHADO e
TORRES (2012), trazendo elementos e conceitos desde Planejamento e Modelagem
Ambiental, Análise de Bacia, Classificação Hidrográfica, Gestão e Ocupação do Território. A
partir desses pressupostos, procura estabelecer uma compreensão na perspectiva
geográfica dessa temática e entender sua relevância no ensino da Geografia. A abordagem
sistêmica desse diagnóstico, far-se-á no sentido da contribuição no debate da Educação
Ambiental no Ensino Escolar e de que forma é possível utilizar práticas pedagógicas nessa
interpelação entre Geografia e a Educação Ambiental. As práticas que envolvem esses
temas, serão propostas a partir da Interdisciplinaridade por uma construção dessa temática
que possa realizar métodos de ensino e aprendizagem no estudo geográfico podendo
pensar na elaboração do plano de ensino e nos planos de aula como prática de desenvolver
o conteúdo, é importante ressaltar que não é pretensão a elaboração do plano de ensino,
apenas utilizar essa proposta como metodologia do estudo. Nesse ponto do texto,
exporemos a ligação do Planejamento Ambiental como estudo de Bacias Hidrográficas, sua
interface com a Educação Ambiental, e suas contribuições no ensino da Geografia. Como
eixo interdisciplinar conduzir um processo que possa referir os principais conceitos dos eixos
aqui expostos para essa reflexão. Nesse sentido, a proposta final com essas escritas é que
contribua em algum nível nas discussões sobre a temática da Interdisciplinaridade na
Educação Básica, do ponto de vista da disciplina de Geografia, utilizando práticas do campo
da Educação Ambiental para construção desse assunto. Assim compreende-se explicar a
relação entre esses eixos, bem como seus pontos em comum para composição da questão
ambiental.

Publicado
26-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino