A LUDICIDADE NA INFÂNCIA

REFLEXÕES PERTINENTES

  • Maiqueli Dal Soglio Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Kamila De Mouras Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Márcia Farrinella Soares de Campos Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim

Resumo

A LUDICIDADE NA INFÂNCIA: REFLEXÕES PERTINENTES.

 

 

Kamila de Mouras[1]

Maiqueli Dal Soglio[2]

Márcia Farinella Soares de Campos[3]

 

 

Resumo: O presente resumo refere-se a um artigo que tem por temática uma reflexão sobre o quanto a ludicidade pode se fazer pertinente na etapa considerada a mais importante na vida da criança - a Infância, e se dedica aos educadores e pesquisadores das Infâncias que se preocupam com uma educação sensível e de qualidade. Partindo de uma pesquisa de caráter bibliográfico, nomes da área da educação como Àries (1981), Corazza (2002), Kishimoto (2002) e Horn (2014) foram os principais embasamentos teóricos, por terem um leque de estudos e produções de artigos e livros dos quais consideram uma real educação de qualidade para as Infâncias. É um fato que, na área da educação, por vezes percebe-se que o brincar assume papel secundário nos planejamentos docentes, desde na Educação Infantil e mais ainda nos Anos Iniciais. Desta forma, à luz dos citados, buscou-se compreender com propriedade como o brincar lúdico dentro dos espaços educativos pode ser encarado, bem como de que forma ocorrem as suas contribuições quanto ao desenvolvimento integral da criança, desenvolvimento este foco das legislações brasileiras no que se refere à Educação. Com os estudos, encontramos concordâncias das quais o brincar não pode ser visto erroneamente como mero preenchimento de intervalos ou entre experiências de aprendizagens, mas sim como uma própria experiência de aprendizagem, do qual vem carregado de valores, significados, contextos, vivências, explorações e encantamentos. Partindo destas premissas, pode-se concluir que, de fato, a ludicidade na Infância representa um papel extremamente significativo, e que é de extrema relevância pensar no brincar como proposta pedagógica com intencionalidade e continuidade, abrindo, assim, maiores possibilidades para a efetivação de uma educação que respeite a Infância e a criança que nela habita.

 

Palavras-chave: Ludicidade. Infância. Criança.

 

Categoria: UFFS - Pesquisa

Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Formato: Comunicação Oral

 

[1] Acadêmica da décima fase do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim - RS. <kamilademouras@icloud.com>

[2] Acadêmica da décima fase do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Erechim – RS. <maiquelidalsoglio@gmail.com>

[3] Professora substituta da Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim - RS.  <marcia.decampos@uffs.edu.br>. Orientadora.

Biografia do Autor

Maiqueli Dal Soglio, Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

Acadêmica da décima fase do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Erechim – RS.

Kamila De Mouras, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim

Acadêmica da décima fase do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Erechim – RS.

Márcia Farrinella Soares de Campos, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim

Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim - RS. Orientadora.

Publicado
02-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa