REALIZAÇÃO DE QUESTÕES COMO TÉCNICA DE APRENDIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Suélen Zanoni Bertuzzi Universidade Federal Fronteira Sul Passo Fundo
  • Jarbas Rygoll de Oliveira Filho
  • Cristina Caren Coghetto
  • Thais Carloto Todeschini
  • Fernanda de Oliveira
  • Bruno Hidemi Tominaga
  • Bruno Lopes Marçal
  • João Pedro Langaro
  • Luciano Ferreira
  • Ana Luiza da Silva Pacheco
  • Ciciliana Maíla Zilio Rech

Resumo

O curso médico é desenvolvido em tempo integral, com enorme quantidade de conteúdos teórico práticos e, na maior parte das escolas médicas do Brasil, com poucas disciplinas optativas e exígua disponibilidade de tempo para atividades extracurriculares. Além disso, em regra, os conteúdos são ministrados de modo pouco integrado entre as disciplinas e com insuficiente integração também entre teoria e prática, o que tende a tornar o processo ensino--aprendizagem pouco significativo e, consequentemente, menos produtivo. Nesse contexto, as ligas acadêmicas constituem um espaço onde os alunos podem aprofundar seus conhecimentos médicos, bem como aproveitar para testar sua aprendizagem e explanar dúvidas com os demais membros. Para evidenciar esses quesitos, a Liga Acadêmica de Endocrinologia da UFFS, organizou--se para que as aulas ministradas por membros ligantes, no período de março a junho de 2019, contivessem a resolução de questões de residência médica como uma forma de aprendizado e mensuração de desempenho. Assim, em cada aula, três questões eram dispostas na forma de pré e pós testes. Os membros realizavam as questões do pré--teste e anotavam suas respostas e, em seguida, assistiam a aula. Ao final, as mesmas questões apresentadas no início eram refeitas e discutidas pelo grupo, anotando--se as respostas novamente. Como resultados, do total de 57 questões realizadas, o índice de acertos no pré--teste foi de 56,1% e, no pós--teste, foi de 87,7%. Logo, observou--se um aumento de 56,3% no total de acertos. A utilização do método de pré e pós--teste é uma das diversas técnicas de aprendizado disponíveis no meio estudantil, e se baseia em instigar os acadêmicos a testarem seus conhecimentos, comprovar a relevância clínica que aquele conhecimento clínico contém, bem como promover o interesse pelos assuntos que são explanados posteriormente. Os resultados alcançados mostram que o objetivo inicialmente proposto foi alcançado, com a melhora do desempenho dos estudantes nos testes e também demonstrando como o aprofundamento de temas proporcionados pela liga acadêmica têm colaborado para o processo de consolidação do conhecimento.

Publicado
06-09-2019
Seção
Campus Passo Fundo - Projetos de Extensão e Cultura