REALIZAÇÃO DE QUESTÕES COMO TÉCNICA DE APRENDIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O curso médico é desenvolvido em tempo integral, com enorme quantidade de conteúdos teórico práticos e, na maior parte das escolas médicas do Brasil, com poucas disciplinas optativas e exígua disponibilidade de tempo para atividades extracurriculares. Além disso, em regra, os conteúdos são ministrados de modo pouco integrado entre as disciplinas e com insuficiente integração também entre teoria e prática, o que tende a tornar o processo ensino--aprendizagem pouco significativo e, consequentemente, menos produtivo. Nesse contexto, as ligas acadêmicas constituem um espaço onde os alunos podem aprofundar seus conhecimentos médicos, bem como aproveitar para testar sua aprendizagem e explanar dúvidas com os demais membros. Para evidenciar esses quesitos, a Liga Acadêmica de Endocrinologia da UFFS, organizou--se para que as aulas ministradas por membros ligantes, no período de março a junho de 2019, contivessem a resolução de questões de residência médica como uma forma de aprendizado e mensuração de desempenho. Assim, em cada aula, três questões eram dispostas na forma de pré e pós testes. Os membros realizavam as questões do pré--teste e anotavam suas respostas e, em seguida, assistiam a aula. Ao final, as mesmas questões apresentadas no início eram refeitas e discutidas pelo grupo, anotando--se as respostas novamente. Como resultados, do total de 57 questões realizadas, o índice de acertos no pré--teste foi de 56,1% e, no pós--teste, foi de 87,7%. Logo, observou--se um aumento de 56,3% no total de acertos. A utilização do método de pré e pós--teste é uma das diversas técnicas de aprendizado disponíveis no meio estudantil, e se baseia em instigar os acadêmicos a testarem seus conhecimentos, comprovar a relevância clínica que aquele conhecimento clínico contém, bem como promover o interesse pelos assuntos que são explanados posteriormente. Os resultados alcançados mostram que o objetivo inicialmente proposto foi alcançado, com a melhora do desempenho dos estudantes nos testes e também demonstrando como o aprofundamento de temas proporcionados pela liga acadêmica têm colaborado para o processo de consolidação do conhecimento.
Copyright (c) 2019 Suélen Zanoni Bertuzzi, Jarbas Rygoll de Oliveira Filho, Cristina Caren Coghetto, Thais Carloto Todeschini, Fernanda de Oliveira, Bruno Hidemi Tominaga, Bruno Lopes Marçal, João Pedro Langaro, Luciano Ferreira, Ana Luiza da Silva Pacheco, Ciciliana Maíla Zilio Rech
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.