OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
UM ESTUDO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO
Resumo
Neste trabalho foi realizada uma observação dentro de uma escola estadual do município de Getúlio Vargas, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, contendo 24 alunos, os quais foram observados em aspectos importantes, tanto do funcionamento da sala de aula, como do método trabalhado pela professora. Foram utilizados como base para a fundamentação teórica os estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Cagliari (1998), Schartz (2010) e Mortatti (2006).
Sendo assim, foram observados os seguintes itens: interação da criança com o ambiente e os materiais, decoração de paredes, disposição das classes, organização do mobiliário, acessibilidade aos materiais, rotina, métodos e metodologia, tema de casa. Alfabeto era colorido, mas, provavelmente, as crianças não conseguiam enxergar direito as letras, pois cada cartaz tinha três tipos de letra, toda a família silábica e um desenho. As classes eram dispostas todas uma atrás da outra, com o professor na frente, os armários com os materiais eram de difícil acesso, e só a professora que podia pegá-lo. O relacionamento da professora com os alunos era de afeto, uma professora carinhosa. Foi entregue as crianças uma folha onde elas marcavam no seu próprio calendário que dia era hoje, e como o tempo estava, para, que no final do mês, juntos realizassem um gráfico do tempo, as crianças se preocupavam em questionar se a atividade realizada estava certa ou não, reunindo-se para se ajudar. No entanto, a ofessora falava para cada um ficar no seu lugar. Diante disso, conclui-se que prioriza atividades de memorização, de mero encaixe de sílabas, bem como não objetiva a interação entre as crianças e das crianças com os materiais da escola. Nesse sentido, a formação continuada da professora com estudos sobre metodologias ativas, sobre interacionismo, sobre desmetodização na alfabetização poderia contribuir para um trabalho mais significativo para a aprendizagem das crianças.
Palavras-chave: Alfabetização. Observação. Anos Iniciais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.