PROTAGONISMO CIENTÍFICO E SOCIAL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR

um estudo sobre a UFFS Campus Erechim

  • Carine Marcon Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Allana Carla Cavanhi UFFS
  • Thiago Ingrassia Pereira UFFS

Resumo

A presente pesquisa de mestrado tem como objetivo elaborar um diagnóstico sobre as ações de extensão produzidas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim/RS, a partir de uma análise sobre o projeto de universidade pública e popular no contexto emergente. A investigação pretende refletir acerca da universidade enquanto instituição social, como espaço de formação integral dos sujeitos, a partir disso adentrar a debates sobre quais elementos constituem uma proposta de universidade popular, e quais são os aspectos históricos existentes neste processo. Para isso, fez-se necessário a compreensão e construção de um referencial bibliográfico que produzisse subsídios para a promoção de diálogo entre os elementos da pesquisa. Assim, determinamos quatro conceitos básico: Educação popular; Classes populares; Ecologia de saberes; Extensão. A partir disso, a pesquisa constrói elementos que permitem uma análise mais densa a respeito das ações de extensão universitária da UFFS Campus Erechim. Ademais, para atingir o objetivo desta pesquisa, viu-se a necessidade de analisar materiais sobre a política de extensão da UFFS, sua concepção, diretrizes, princípios e objetivos. Além disso, tem-se um olhar atento a presença da extensão no Projeto Político Pedagógico Institucional, bem como a atenção aos documentos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Neste primeiro momento de sistematização de conceitos, foi possível compreender que a extensão universitária é um processo de diálogo, na qual o conhecimento se produz através de uma relação dialógica-comunicativa. Portanto, para produzir o diagnóstico e responder o problema desta pesquisa, dentro de uma perspectiva de uma ecologia de saberes torna-se fundamental ouvir os sujeitos envolvidos nos processos de extensão universitária. Dessa maneira, a metodologia empregada nessa pesquisa, será de cunho qualitativo, situada pelo método dialético. A construção dessa pesquisa, se dá a partir de estudos referentes a universidade e seus processos históricos na América Latina, com ênfase na UFFS; discussões acerca da extensão universitária e suas relações com a educação popular a partir de um balanço acerca da extensão na UFFS. Por último, a partir da escuta sensível, na perspectiva de uma ecologia de saberes, serão ouvidos os sujeitos envolvidos nos processos de extensão universitária da UFFS Campus Erechim, além do diagnóstico final dessa pesquisa. Por se tratar de uma pesquisa em andamento, ainda não é possível apresentar resultados, entretanto, algumas considerações são possíveis. No que diz respeito a universidade na América Latina, pode-se observar um cenário histórico de lutas sociais pela conquista de direitos e bens públicos, onde a universidade por ser uma instituição social evidencia a sociedade que faz parte. Com relação a UFFS, percebe-se uma universidade fruto dos anseios e lutas dos movimentos sociais, na qual cresce em meio a expansão da educação superior no país, comprometida com as classes populares através de um projeto político institucional que projeta-se na superação do senso comum, exclusão social, do academicismo, configurando por um contexto de ineditismo em diferentes categorias.

Publicado
09-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa