A CONTRIBUIÇÃO DOS MATERIAIS NÃO- ESTRUTURADOS PARA O DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Aline Pansera Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Juliana Alves da Silva
  • Zuleica Malikoski

Resumo

O presente trabalho surgiu a partir de uma proposta de construção de espaços brincantes para as crianças da Educação Infantil, idealizada na disciplina de Ação Pedagógica na Educação Infantil I, do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Erechim. Para construção deste espaço utilizamos palets como material principal dos móveis para cozinha, pensando na faixa etária de crianças de 4 a 5 anos, devido a aspectos físicos e de medidas deste espaço. A proposta  aborda a questão da durabilidade, ao mesmo tempo em que propicia a criança conhecer o uso de materiais reutilizáveis, representando a biodiversidade e a sustentabilidade, aspectos que devem ser incluídos no currículo escolar. O espaço foi planejado visando brincar com situações e aspectos que se relacionem e estejam próximos a realidade da criança. Nesse espaço de interação é possível a criança vislumbrar situações que permitam o desenvolvimento da criatividade, raciocínio, respeitando tempo, situações individuais e coletivas, a ampliação da autonomia, a confiança, responsabilidade, capacidade de organização, e a ampliação das experiências, através das interações e brincadeiras, eixos norteadores do currículo na Educação Infantil, conforme normatiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Nesse sentido a preservação de traços naturais, em espaços como estes propiciam a valorização de elementos naturais e desmistifica aspectos artificiais, dando a criança possibilidades de construções utilizando estes elementos. Brincando, a criança vai elaborando teorias sobre o mundo, sobre suas relações, sua vida. Ela vai se desenvolvendo, aprendendo, construindo conhecimentos, interagindo, construindo relações com seu meio e o que lhe foi proposto, explorando o espaço através dos movimentos, do pensamento, imitando, experimentando situações, demonstrando o que já sabe através de suas experiências e hipóteses. Uma organização que privilegia o desenvolvimento integral da criança deve respeitar individualidades, peculiaridades, experiências promovendo possibilidades significativas para que as crianças criem, imaginem, brinquem e dessa forma haja um auxílio na construção da  identidade da criança.

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino