UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Rafael Marques Dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Sandra Maria Wirzbicki Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Realeza
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Resumo

Resumo: Na atualidade tem se pensado muito acerca da formação (continuada) de professores de Matemática e quais os elementos contribuem para a sua constituição profissional docente. As narrativas estão presentes na análise desses processos. Desse modo, neste estudo objetiva-se apresentar e discutir as pesquisas realizadas na forma de dissertações e teses acerca da temática ‘Formação continuada de professores de Matemática, narrativas e constituição docente’. Para tal, realizou-se uma busca no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Nesse movimento, foram identificados títulos, resumos, palavras-chave e as referências utilizadas que apresentavam indícios da Formação de professores de Matemática, narrativas e sua constituição docente. Dentre os 81 trabalhos identificados no período de 2009 à 2019, selecionaram-se por meio da leitura do resumo 12 dissertações e 3 teses para análise, a qual seguiu os procedimentos da análise temática de conteúdo. Buscou-se reconhecer nas pesquisas os referenciais teóricos utilizados, a metodologia de análise e os resultados obtidos. Na tratativa da temática acerca da constituição do profissional que ensina Matemática pode-se evidenciar que vários teóricos discorrem em torno desta temática, referências reconhecidas na área de formação de professores como Pedro Rocha dos Reis, António Nóvoa, Maurice Tardif, dentre outros. Foi possível perceber que ao longo do trabalho os teóricos utilizados pelos pesquisadores para fundamentar suas pesquisas, apresentam diferentes concepções que relacionam os temas centrais deste estudo, no entanto, foi possível atribuir significado ao que foi defendido pelos autores no que diz respeito à formação continuada de professores de Matemática e as reflexões que emergem através das narrativas para a identidade profissional e sua constituição docente.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino