AS MISCONCEPTIONS DOS CONCEITOS FÍSICOS DE CALOR E TEMPERATURA DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS DA GERED DE CHAPECÓ-SC

  • Camila Gasparin Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia de Santa Catarina
  • Lísia Regina Ferreira, Dra UFFS

Resumo

A partir do viés de educação inclusiva que garante legalmente o acompanhamento de intéprete de Libras ao aluno surdo em sala de aula é essencial que tenha havido efetiva apropriação dos conceitos, não apenas mas também de Física, para que sejam feitas escolhas de estratégias e sinais adequados para garantir a fidedignidade da interpretação do discurso do professor e o efetivo acesso do aluno surdo ao conhecimento. Com esta visão, em desenvolvimento de dissertação de mestrado para o Programa de Pós-graduação em Educação do campus Chapecó-SC da Universidade Federal da Fronteira Sul, incluímos na pesquisa o levantamento e análise dos conceitos de calor e temperatura dos sujeitos, quatro intérpretes de Libras das escolas da GERED de Chapecó-SC atuando com contrato de ACT devido à falta de concurso público para efetivação. Para tal, os sujeitos responderam presencialmente a três questionários compostos por duas questões sobre 17 conceitos e fenômenos de Física, sendo a primeira, cujas respostas serão aqui relatadas e analisadas, “Escreva o conceito de cada termo de acordo com o que você entende por:” com os tópicos de “Calor” e “Temperatura” para serem conceituados. O conceito de calor pode ser definido como a energia térmica em trânsito, apenas acontecendo entre dois corpos com temperaturas diferentes entre eles, podendo ocorrer atrás de radiação, convecção ou condução. O conceito de temperatura se define como a característica macroscópica caracterizada pelo grau de agitação das partículas que compõe um corpo, tanto rotação, translação quanto vibração destas. Dos quatro intérpreter entrevistados, dois não conceituaram calor e temperatura. Para os dois que responderam, o conceito de calor foi relacionado à sensação, sendo que um o colocou como “quanto a temperatura pode ser sentida”, demonstrando que para ambos não foi apreendido o conceito de calor, tendo resistido a ideia empírica da relação com a sensação de quente e frio. Também para eles, a temperatura está diretamente relacionada com medição, mas não citaram a agitação das partículas do corpo, colocando que “é como podemos ‘medir’ a quantidade de calor” e “o que é […] marcado pelo termômetro”, mostrando a não apreensão também deste conceito. O resultado da análise dos conceitos elaborados pelos intérpretes demonstra a resistência à instrução formal dos conceitos empíricos, formulados frente na vivência do sujeito, pois o exposto por eles são as ideias de que calor é o que sentimos de acordo com a temperatura e temperatura é a medida deste calor, confirmando o que já havia sido observado por Köhlen e Peduzzi (2002). Poderíamos então inferir que, uma vez que atuam como intérpretes educacionais e portanto são expostos a estes conceitos repetidas vezes em sua prática, ainda assim e nem em sua formação básica, houve a aprendizagem significativa destes conceitos. O que pode levar a uma dificuldade na hora da interpretação quanto à escolha de sinais adequados para cada um deles ou em relacioná-los durante a atuação.

Publicado
17-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa