PERSPECTIVAS DA ATUAÇÃO DE UM ACADÊMICO DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADES INTERPROFISSIONAIS
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Integrar as diversas áreas do conhecimento é necessário para o desenvolvimento da saúde dos indivíduos. Essa atuação mútua em prol da saúde populacional vem sendo desenvolvida através dos anos, a fim de garantir atenção integral. O desenvolvimento desta prática no Sistema Único de Saúde (SUS) auxilia os profissionais da saúde a colocarem em prática os princípios do SUS. A atuação interprofissional enfrenta alguns desafios, tendo em vista que a estruturação da prática assistencial era voltada ao modelo biomédico. O atendimento em saúde prestado pelo pelos profissionais era, em sua grande maioria, centrado totalmente à patologia que o indivíduo apresentava, deixando de lado o contexto e fatores que influenciam diretamente na vida de cada pessoa. Com o passar dos anos, houve um aumento no entendimento de que os indivíduos possuem diversos fatores que influenciam em seu estado de saúde. A partir das experiências vivenciadas pelos profissionais com o passar do tempo, entendeu-se que a assistência não poderia mais ser fragmentada, surgindo e implementando as práticas interprofissionais para a atuação profissional em saúde. A Enfermagem, como profissão que atua no cuidado, faz parte da equipe interprofissional. O processo de formação de futuros profissionais em saúde deve conter essas práticas e iniciar a integração dos acadêmicos em equipes como essas, a fim de realizar a preparação do indivíduo para o mercado de trabalho e atuação profissional humanizada. Evidencia-se com o trabalho, demonstrar a experiência da atuação de um acadêmico de enfermagem em um grupo interprofissional no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde/Interprofissionalidade. O programa realiza atividades de inserção acadêmica e profissional em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Chapecó, bem como o reconhecimento da Rede de Atenção à Saúde municipal. É um programa idealizado e financiado pelo Ministério da Saúde. A execução do programa possui parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES), sendo que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS – Campus Chapecó) é uma das IES realizadoras do programa. Optou-se por desenvolver as atividades propostas integrando IES do município, bem como diferentes cursos da área da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde e profissionais que atuam em algumas UBS, também integram o programa. A inserção de um acadêmico de enfermagem em uma equipe interprofissional de acadêmicos e profissionais da área da saúde, apresenta-se com caráter importante para o desenvolvimento dos conhecimentos e melhoria do trabalho em equipe efetivo. Vivenciar diferentes conhecimentos acerca da assistência a ser prestada aos cidadãos, colocando em evidência as práticas e serviços do SUS, é uma maneira de fortalecer os serviços. A troca de conhecimentos proporcionada pela integração, é uma maneira de fortalecer e criar elos interprofissionais, bem como pôr em prática os princípios do SUS. A prática dessas atividades no processo de formação profissional, apresenta-se com caráter necessário, tendo em vista que os integrantes da equipe possuem a oportunidade de organizar um planejamento e traçar objetivos pontuais. Ações como estas, oportunizam aos acadêmicos melhorias no seu processo de formação, bem como o desenvolvimento do SUS.
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