PERSPECTIVAS DA ATUAÇÃO DE UM ACADÊMICO DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADES INTERPROFISSIONAIS

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Willian Lorentz Universidade Federal da Fonteira Sul Chapecó
  • Claudio Claudino da Silva Filho UFFS
  • Gilnei Fitler Soares UFFS
  • Rafaela Daniela Gauer
  • Diego Pozzer
  • Suéli Regina Sulzbach
  • Luciana Azevedo
  • Lilian Baseggio
  • Camila Borges
  • Fabio Augusto Lise
  • Francine Cristine Garghett
  • Analise Celso
  • João Vinicius Reck Gnoatto
  • Gessiane Larentes

Resumo

Integrar as diversas áreas do conhecimento é necessário para o desenvolvimento da saúde dos indivíduos. Essa atuação mútua em prol da saúde populacional vem sendo desenvolvida através dos anos, a fim de garantir atenção integral. O desenvolvimento desta prática no Sistema Único de Saúde (SUS) auxilia os profissionais da saúde a colocarem em prática os princípios do SUS. A atuação interprofissional enfrenta alguns desafios, tendo em vista que a estruturação da prática assistencial era voltada ao modelo biomédico. O atendimento em saúde prestado pelo pelos profissionais era, em sua grande maioria, centrado totalmente à patologia que o indivíduo apresentava, deixando de lado o contexto e fatores que influenciam diretamente na vida de cada pessoa. Com o passar dos anos, houve um aumento no entendimento de que os indivíduos possuem diversos fatores que influenciam em seu estado de saúde. A partir das experiências vivenciadas pelos profissionais com o passar do tempo, entendeu-se que a assistência não poderia mais ser fragmentada, surgindo e implementando as práticas interprofissionais para a atuação profissional em saúde. A Enfermagem, como profissão que atua no cuidado, faz parte da equipe interprofissional. O processo de formação de futuros profissionais em saúde deve conter essas práticas e iniciar a integração dos acadêmicos em equipes como essas, a fim de realizar a preparação do indivíduo para o mercado de trabalho e atuação profissional humanizada. Evidencia-se com o trabalho, demonstrar a experiência da atuação de um acadêmico de enfermagem em um grupo interprofissional no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde/Interprofissionalidade. O programa realiza atividades de inserção acadêmica e profissional em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Chapecó, bem como o reconhecimento da Rede de Atenção à Saúde municipal. É um programa idealizado e financiado pelo Ministério da Saúde. A execução do programa possui parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES), sendo que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS – Campus Chapecó) é uma das IES realizadoras do programa. Optou-se por desenvolver as atividades propostas integrando IES do município, bem como diferentes cursos da área da saúde.  A Secretaria Municipal de Saúde e profissionais que atuam em algumas UBS, também integram o programa. A inserção de um acadêmico de enfermagem em uma equipe interprofissional de acadêmicos e profissionais da área da saúde, apresenta-se com caráter importante para o desenvolvimento dos conhecimentos e melhoria do trabalho em equipe efetivo. Vivenciar diferentes conhecimentos acerca da assistência a ser prestada aos cidadãos, colocando em evidência as práticas e serviços do SUS, é uma maneira de fortalecer os serviços. A troca de conhecimentos proporcionada pela integração, é uma maneira de fortalecer e criar elos interprofissionais, bem como pôr em prática os princípios do SUS. A prática dessas atividades no processo de formação profissional, apresenta-se com caráter necessário, tendo em vista que os integrantes da equipe possuem a oportunidade de organizar um planejamento e traçar objetivos pontuais. Ações como estas, oportunizam aos acadêmicos melhorias no seu processo de formação, bem como o desenvolvimento do SUS.

Publicado
20-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura