Caracterização e remediação de processos erosivos um estudo de caso em propriedade rural da microbacia Apuaê-Hinhandava do município de Sananduva RS.

  • Carlos Basso UFFS
  • João Paulo Peres Bezerra

Resumo

Resumo: Sendo o solo agricultável uma estrutura fundamental para a vida e também para geração de valor e renda familiar, devemos estudar os processos erosivos constantes em solos degradados pela intervenção antrópica no presente e passado. A erosão linear dos solos é uma forma de erosão hídrica que provoca degradações no terreno, através de rahuras, sulcos, ravinamentos e voçorocamentos. Com o tempo e sem a mitigação adequada dos processos erosivos a erosão poderá chegar a estágios mais avançados, formando-se então as voçorocas. Conforme os estudos regionais grande parte das formações de ravinas são pela falta de gramíneas ou uso e ocupação do solo com plantações de forma longitudinal favorecendo o escoamento acanalado e lixiviação na rampa, ou ainda por conta de sistema agropastoril inadequado, compactando o solo de maneira. Neste projeto de pesquisa temos como objetivo geral: identificar e analisar um processo erosivo em média vertente, a partir dos condicionantes do meio físico biótico e das dinâmicas de uso e ocupação das terras, localizado microbacia do Rio Júlio, no município de Sananduva-RS. Os objetivos específicos podem ser sintetizados em:  executar a revisão bibliográfica a partir dos seguintes grupos de leituras: processos erosivos, classificação de processos erosivos, dimensionamento de processos erosivos, mitigação de processos e restauro de processos erosivos; identificar e explicitar as classificações das unidades geomorfológicas e pedológicas presentes na área de estudo, como resultantes de agentes endógenos e forças geotectônicas do contexto litológico e dos processos exógenos; executar trabalhos de campo para classificar e dimensionar o processo erosivo estudado tendo em vistas a indicação de metodologias de mitigação e restauro de áreas erodidas; elaborar um plano de ensino de solos para o fomento de ações educacionais pautadas no ensino de solos e suas interfaces com o ensino de geografia. As etapas metodológicas estão expressas a seguir: elaboração do projeto; revisão bibliográfica; classificação do processo erosivo; dimensionamento do processo erosivo e por fim o monitoramento e a mitigação do processo erosivo. 

 

Palavras-chave: classificação e mitigação de processos erosivos; dimensionamento de processos erosivos; bacia hidrográfica do Rio Júlio; Sananduva-RS;

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa