DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS CURSOS DE AGRONOMIA NO RIO GRANDE DO SUL E ÁREA DE INFLUÊNCIA DO CURSO DE AGRONOMIA DA UFFS

  • Mario Sergio Wolski
  • Marlon Rodrigo Rauber
  • Douglas Rodrigo Kaiser

Resumo

Os mapas temáticos representam uma poderosa ferramenta de planejamento e análise espacial em várias áreas do conhecimento. Avaliar a área geográfica de influência, dos cursos de graduação, nos permite facilitar o exame de dados estatísticos em ações ligadas ao ensino, pesquisa e extensão.  Com base nesse princípio, o presente trabalho avaliou a distribuição espacial dos cursos de Agronomia no Estado do Rio Grande do Sul, assim como, a origem geográfica dos estudantes de agronomia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Cerro Largo (RS). Utilizando recursos de geoprocessamento, foram coletados e analisados dados de alunos ingressantes no curso de agronomia da UFFS, no período de 2010 a 2019 e dados de 29 Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem o curso, disponibilizando 2859 vagas anuais no estado do Rio Grande do Sul. Também foram levantados, no CREA-RS, dados dos profissionais, da área de agronomia, atuantes na região das Missões. As análises espaciais foram realizadas utilizando ferramentas de Sistemas de Informações Geográfica - SIG com o uso do software livre QGIS®. As análises realizadas resultaram mapas temáticos representando a população dos municípios; origem dos estudantes da UFFS; área de influência da UFFS; mapa cronológico da criação dos cursos de Agronomia no RS; mapa dos profissionais de agronomia atuantes na região e mapa de área de cultivo nos municípios do RS. Entre as conclusões geradas ao término do trabalho, pode-se conhecer a área de influência e a origem dos alunos do curso de agronomia da UFFS – campus Cerro Largo (RS) e destacar que, nas últimas décadas, houve um aumento significativo no número de cursos e vagas de agronomia no estado, contribuindo de forma positiva para a diminuição nas diferenças regionais com a interiorização do ensino superior na área de ciência agrárias.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino