A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: VIVÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

  • Ana Paula Cigolini Carvalho UFFS
  • Carla Munique Garda

Resumo

Apresentamos nesse trabalho a experiência vivenciada ao longo do Estágio Curricular Supervisionado em Ciências II, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza, PR. O estágio foi desenvolvido no primeiro semestre de 2019, em uma turma de 6°ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Dom Carlos Eduardo situada na área urbana de Realeza, PR. Inicialmente nós enquanto acadêmicas matriculadas no estágio, fomos orientadas a desenvolver um projeto a ser aplicado ao longo da regência. Considerando, que o conteúdo de ciências contempla conceitos complexos, o que pode dificultar o processo de aprendizagem e considerando que apesar das inúmeras críticas ao ensino tradicional, muitos professores ainda optam pelas tradicionais aulas, faz-se necessário a utilização de estratégias didáticas diferenciadas de ensino, que envolvam o aluno, e que torne o processo de ensino-aprendizado, mais satisfatório. Sendo assim, o projeto desenvolvido relacionou-se com a utilização de estratégias diferenciadas no ensino de ciências. Assim, durante a realização do estágio, utilizamos as seguintes estratégias: experimentação, aulas expositivas dialogadas, jogo didático, além de outras atividades diferenciadas. As atividades foram planejadas de acordo com o conteúdo trabalhado no momento, ecologia, com base no livro didático. Além disso procuramos considerar também as particularidades da turma (faixa etária, número de alunos) e  a estrutura da escola (espaço e materiais disponíveis). As estratégias foram colocadas em prática, onde buscamos na elaboração e aplicação a utilizar materiais acessíveis e de baixo custo. As atividades junto aos alunos ocorreu conforme planejado, o que foi evidenciado nos comentários dos alunos, durante a atividade de devolutiva, na etapa final da regência. O jogo didático sobre cadeia alimentar, o qual consiste em um rodízio de envelopes com elementos de diferentes cadeias alimentares, onde os alunos distribuídos em grupos devem organizar os elementos de acordo com os níveis tróficos foi a estratégia que mais conquistou os alunos, o que ficou evidenciado pelo interesse durante sua aplicação. Com o estágio podemos experimentar o ensinar utilizando estratégias diferenciadas no ensino de ciências e como essas são possíveis de serem aplicadas, como também se faz necessário, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. É importante destacar aqui, que o estágio, foi uma etapa de muito aprendizado, principalmente no que diz respeito ao preparo para a atuação docente, afinal através dele foi possível compreender que não existe um manual passo a passo de como ser professor, mas sim que o profissional professor está em permanente planejamento, construção e atualização, a cada experiência vivenciada, e que a profissão envolve muitos empasses e desafios a serem enfrentados diariamente em sala de aula. 

Publicado
22-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino