APLICATIVO DE MENSAGENS COMO FERRAMENTA PARA A EXPRESSÃO ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA
Resumo
A transformação dos modos de ser e agir na contemporaneidade com o
impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) possibilita a reflexão
de novas maneiras de uso da língua(gem) associadas ao ciberespaço. A partir disso,
este trabalho apresenta uma proposta didática de uso do Whatsapp na aula de
língua espanhola, no 7º ano do Ensino Fundamental, desenvolvida durante o
Programa Residência Pedagógica numa escola estadual da cidade de Guarani das
Missões-RS. Com base no aporte teórico de Atividades Sociais, entendidas como
situações que acontecem na vida real mobilizadas por um motivo/objetivo como ir ao
supermercado, comprar uma roupa, agendar uma consulta médica, entre outros
contextos nos quais se busca a participação ativa dos sujeitos em situações
cotidianas na sociedade. Ao perceber que a expressão oral é uma habilidade
comunicativa relevante e de grande dificuldade por grande parte dos estudantes no
processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, explorou-se o whatsapp
como ferramenta para o desenvolvimento da oralidade, uma vez que é um aplicativo
multimídia de comunicação instantânea que permite trocar informações em texto
escrito, áudio, vídeo e imagem, sendo muito utilizado por meio de Smartphones, e
de fácil acesso entre os estudantes. A temática da aula tinha o tempo livre como
foco de discussão para, então, a performance da atividade de envio de um áudio
pela rede social, convidando um amigo para um programa no fim de semana (sair
para comer, praticar esporte, por exemplo). Conclui-se que, além do fator
motivacional pelo uso de um suporte digital, a prática pedagógica permitiu conhecer
a realidade dos alunos fora do âmbito escolar, proporcionando observar aspectos de
avaliação do nível de expressão oral e caminhos a serem reorientados na
metodologia docente.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.