ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O FAZER DOCENTE E O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS

  • Keli Salí Schepaniak UFFS

Resumo

Este resumo objetiva refletir sobre as vivências do Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil, o qual é componente curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó, e fora realizado com uma turma de Pré-escolar II, no segundo semestre de 2018 no CEIM Ciranda da Criança em Chapecó-SC. O estágio na Educação Infantil se configura como um momento de desafios e aprendizagens constantes que contribuem no processo de formação acadêmica e profissional. Estas aprendizagens se dão no experienciar a docência, nas relações com as crianças, na observação e escuta atenta dos seus modos de agir e interagir. Metodologicamente, o estágio se divide em cinco etapas, sendo elas: 1º) leituras, orientações e preparação para o estágio; 2º) observação participativa; 3º) planejamento das ações; 4º) regência e 5º) avaliação reflexiva do processo. As proposições planejadas e desenvolvidas no período de atuação docente tiveram como base os elementos que emergiram das interações e do brincar das crianças, identificados durante a etapa de observação. Ademais, estas vivências permitiram o reconhecimento da criança como um sujeito de direitos, criativo, imaginativo, histórico, social e cultural, foco do processo de ensino aprendizagem. Atenta-se desta forma, à importância de que os processos educativos propostos englobem os interesses e necessidades evidenciados pelas crianças, possibilitando aprendizagens significativas e promovendo a sua autonomia e protagonismo. Ao concluir e refletir sobre os processos do estágio, vivências e incursões, dá-se destaque às proposições desenvolvidas com e pelas crianças, tendo em vista que estas possibilitaram significativas experiências e interações entre o grupo e as estagiárias/acadêmicas. Esta vivência proporcionou a modificação e ampliação da visão acerca do ser criança, da infância e do fazer docente na Educação Infantil, tendo em vista o protagonismo dos pequenos e os processos de mediação neste nível de ensino. Por fim, salienta-se que as aprendizagens possibilitadas no período não se limitam à esta breve vivência, mas perdurarão e serão complementadas e modificadas durante todo o percurso profissional docente.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino