UM PERCURSO DE ESCRITA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Camila Regina Fontana UFFS
  • MARY NEIVA SURDI DA LUZ UFFS

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento da dissertação, em andamento, intitulada: “Um percurso de escrita no livros didáticos de língua portuguesa”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC, sendo inscrita na linha de pesquisa: “Práticas Discursivas e Subjetividades” sob orientação da professora Dra. Mary Neiva Surdi da Luz. Traçamos como objetivo compreender os direcionamentos dos enunciados de orientação de produção textual escrita de uma coleção de livros didáticos, destinados aos estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Também se objetiva analisar o modo como tais enunciados moldam a produção de texto escrito do sujeito-aluno. Diante disso, nosso aporte teórico é constituído por ORLANDI (2012), GERALDI (2013), PETRI (2013), SILVA (2012), SOUZA (2010), dentre outros autores que vêm contribuindo para o gesto de análise. Nesse sentido, esta pesquisa se ancora na História das Ideias Linguísticas (HIL) em diálogo com a Análise de Discurso (AD) de orientação Franco-brasileira. O arquivo selecionado para estudo faz parte da coleção Português Contemporâneo, Diálogo, Reflexão e Uso que foi distribuída pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de modo a abranger os anos de 2018, 2019 e 2020, ou seja, são livros que estão em uso na região de abrangência da Secretaria de Estado da Educação (SED), no município de Chapecó/SC. A metodologia que compõe este trabalho se deu a partir da delimitação do corpus, por meio de Recortes Discursivos (RD’s) que são organizados por Sequências Discursivas (SD’s), que se tornaram relevantes para nosso estudo. Ainda, os RD´s foram selecionados através da análise de todos os exercícios de orientação de produção textual escrita. As análises iniciais indicam que há predominância de enunciados que colocam o sujeito-aluno, muitas vezes, em uma posição passiva frente à orientação de produção textual escrita.

Publicado
19-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa