A ATUAÇÃO DA(O) PEDAGOGA(O) NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

O QUE PENSA E COMO AGE A EQUIPE INTERPROFISSIONAL?

  • Josiane Regina Plucinski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cláudio Claudino da Silva Filho

Resumo

Atualmente há um amplo campo de atuação para o(a) profissional licenciado(a) em Pedagogia, ultrapassando o exercício da docência e ocupando cada vez mais espaços não escolares, nessa perspectiva, esse estudo objetiva analisar, contextualizar e investigar, sob o olhar da equipe interprofissional de saúde, a Pedagogia e o(a) pedagogo(a) no espaço hospitalar, bem como sua significação e influência para o Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa configura-se como qualitativa, exploratória e descritiva, para o desenvolvimento da pesquisa, será utilizado como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS), de Serge Moscovici, 1961, em consonância com a Teoria do Núcleo Central (TNC), proposta por Jean Claude Abric, 1976. Preliminarmente foram selecionados quatro hospitais em macrorregiões diferentes do estado de Santa Catarina, considerou-se analisar um hospital que têm um(a) profissional licenciado(a) em Pedagogia compondo a equipe interprofissional, um que já teve e um que nunca teve, ampliando os olhares e concepções. Os participantes do estudo serão, em média, 40 profissionais de saúde, selecionados a partir da proximidade com as crianças e adolescentes internados/hospitalizados, levando em consideração a Resolução nº 287 de outubro de 1998 que define quatorze categorias profissionais de saúde, estimam-se para cada grupo de profissionais dois participantes. A partir da aproximação com os cenários da pesquisa e com os(as) participantes previamente selecionados, utilizaremos para a coleta de dados entrevistas, com apoio de formulário semiestruturado em consonância com o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Para análise dos dados será utilizado a Análise de Conteúdo de Bardin (1977), na modalidade Análise Temática, como ferramenta auxiliar elencamos o software EVOC, associado à Teoria do Núcleo Central (TNC). O estudo será submetido para avaliação ética pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), acatando os princípios éticos e legais fundamentados na Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e a Resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, só iniciando a coleta de dados após aprovação. Pretende-se a curto prazo, mais especificamente no decorrer das entrevistas, promover momentos de reflexões e ressignificações nos(as) profissionais de saúde acerca das contribuições que a Pedagogia pode proporcionar ao espaço hospitalar. Despertando, a médio/longo prazo, um olhar mais sensível e realístico dos profissionais de saúde sobre o papel da Pedagogia no Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicado
17-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa