MACHADO DE ASSIS EM SALA DE AULA

EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DE UM LIVRO DIDÁTICO

  • Ingrid Vitoria Dias Freire UFFS

Resumo

Este trabalho configura-se como um relato de experiência sobre a criação de uma aula, a qual teve como objetivo investigar a obra do autor Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908), para ser aplicada ao 7° ano, na cidade de Realeza, Paraná. Criouse, a partir do estudo das obras e da biografia do autor, uma sequência didática, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. No planejamento da aula, tomou-se como base, bem como justificativa, a importância de se trabalhar o autor Machado de Assis, evidenciando assim como o cotejo de sua obra se torna relevante no processo de ensino de literatura. A abordagem do conteúdo ocorreria sob uma perspectiva sociointeracionista de linguagem, bem como uma filosofia dialógica, uma vez que se procurou buscar, a partir das perspectivas dos alunos sobre o que se lia, o foco das discussões, de modo que os discursos estiveram a todo momento em confronto. Para além da leitura de alguns poemas de Machado de Assis (parcela menos conhecida de sua obra), propôs-se a ilustração do que se estudava, de modo a tornar a literatura do autor, comumente considerada de maior dificuldade de leitura, mais próxima dos alunos, em especial pois esses se tratavam de estudantes do 7°ano, a criação das atividades se baseava no projeto de criação de um livro didático, com atividades criadas com base em autores brasileiros. Como resultado, como acadêmica, obtive um maior conhecimento sobre as obras de Machado de Assis e sobre a sua trajetória, que está marcada por muitas obras marcantes e que enriquecem a língua portuguesa.

Publicado
20-09-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino