DANDO VOZ ÀS CRIANÇAS
O CONSELHO DA CIDADE DAS CRIANÇAS NO DIAGNÓSTICO DE NOVOS TERRITÓRIOS EDUCATIVOS
Resumo
Este trabalho, resultado da conclusão de curso em Ciências Sociais, teve como ponto de partida um projeto de extensão na escola que se propôs ultrapassar os muros (in) visíveis que a cercam, envolvendo outros espaços que possam contribuir para uma formação integral efetiva. Objetiva-se aqui identificar, a partir da visão das crianças e do pesquisador, potenciais territórios educativos, que possam ser incorporados nas propostas de educação integral já desenvolvidas na escola, por meio da elaboração de um diagnóstico como cartografia social. A pesquisa foi realizada na Escola Parque Cidadã Cyro Sosnoski, no bairro Efapi, uma unidade da rede municipal de Chapecó, com as turmas do 4º e 5º ano do ensino integral, por meio da aplicação de dispositivos combinados e ressignificados no Conselho da Cidade das Crianças, com oficinas que serviram para que as crianças pudessem falar, participar e decidir. Foi possível identificar novos territórios educativos, resultando em um levantamento de suas impressões sobre o bairro e a cidade. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa e multimétodos para analisar o material coletado nas oficinas, como transcrições de áudio, fotografias e notas de campo, sistematizando em tabelas que apresentam os resultados por cada turma permitindo a comparação das falas. Estes dispositivos contribuíram para fazer um diagnóstico dos territórios vividos pelas crianças, ajudando a mapeá-los e culminando com uma prospectiva de desejos e projetos de incorporá-los como potencialmente educativos. Destacam-se apontamentos para que, pelo pretexto dos territórios educativos, possa-se desenvolver uma cultura democrática participativa a partir das e com as crianças, onde elas sejam protagonistas e suas próprias porta-vozes. Este trabalho reflete como as crianças são capazes de avaliar coletivamente e de forma participativa as problemáticas cotidianas e inclusive formular propostas que contemplam suas necessidades, demonstrando uma maturidade em tratar temas como a representatividade, a responsabilidade governamental e o valor das suas opiniões.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.