LITERATURA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

UMA ANÁLISE DOS LIVROS DISTRIBUIDOS PELO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA NA ESCOLA (PNBE)

  • Natalia Gabriela Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó

Resumo

: O presente artigo visa apresentar resultados parciais obtidos com a realização de uma pesquisa de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), do Curso de Pedagogia, que tem como principal o letramento literário na educação infantil.  A educação infantil, primeira etapa de educação básica, é uma das etapas fundamentais para que a criança se desenvolva e aprenda a partir de diversos conhecimentos e linguagens. Sendo assim, é importante que a criança esteja inserida em um contexto que facilite o processo de letramento, com livros literários adequados a sua faixa etária, para a formação de futuros leitores, instigando o gosto pela leitura. Nessa perspectiva, o estudo busca compreender o processo de letramento na educação infantil, com o objetivo de responder e analisar que características e critérios fazem parte do processo de seleção e escolha das obras literárias distribuídas pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) para a educação infantil. A pesquisa configura-se como qualitativa, pois, parte do entendimento dos fenômenos a serem estudados, analisando-os para que se tenha compreensão e interpretação do objeto de estudo. A partir de revisão bibliográfica, serão revisadas produções acadêmicas disponibilizadas na plataforma virtual: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (IBICT), através da busca por palavras-chave o termo “ Letramento literário”. Para a realização da análise dos livros literários, utilizaremos como base a Análise de Conteúdo (AC), desenvolvida por Bardin (2011). A primeira etapa a ser realizada consiste em organizar e sistematizar os elementos que serão utilizados, como leituras e hipóteses, procedimentos para a interpretação. Na segunda etapa, as leituras e dados serão explorados, para que assim se conheça os conteúdos obtidos assim sendo categorizados e registrados. A terceira e última etapa, após ser feita a análise detalhada, realiza-se a descrição, a categorização, classificando por elementos, e características semelhantes ou não, assim, fazendo a interpretação dos dados analisados. Em nossa pesquisa, selecionamos para analise o edital de seleção do PNBE de 2014, sendo o último ano de distribuição dos livros literários para a educação infantil, e as obras literárias da categoria educação infantil, acervo Creche, que compõem o acervo distribuído à educação infantil pelo PNBE no ano de 2014. Nessas obras analisaremos os critérios presentes nos editais do PNBE, procurando evidenciar a qualidade temática presentes nas obras literárias. Pretendemos realizar a busca das obras literárias do acervo creche em no mínimo três CEIMs de Chapecó-SC. Com esta pesquisa tem sido possível analisar e refletir acerca do que vem sendo oferecido diante das obras literárias e temáticas evidenciadas para a educação infantil, bem como os estudos realizados nos últimos anos sobre letramento literário como uma proposta pedagógica para a educação infantil.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino