A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS NAS AULAS DE BIOLOGIA

  • Raffaella Pfeifer Duarte Universidade Federal da Fronteira Sul- Realeza
  • Guilherme Augusto Domenico

Resumo

No momento de observação de uma turma de 2º ano do ensino médio, durante o estágio supervisionado de Biologia II desenvolvido em um colégio público localizado na cidade de Realeza - PR, me deparei com estudantes reclamando que estavam cansados de aulas onde apenas copiavam as informações e não colocavam em prática aquilo que aprendiam. Com isso, escolhi a problemática para ser investigada em minha regência de estágio: utilizar diferentes metodologias para facilitar a aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos trabalhados, bem como propiciar, a partir delas, aulas mais práticas e alternativas. Foram realizadas aulas práticas no laboratório de Ciências do colégio, que consistiram na confecção de meios de cultura de bactérias onde os alunos tiveram que acompanhar seus experimentos durante dois dias para analisarem o que aconteceu com os mesmos e, relatarem em suas fichas de observação. Além disso, os alunos desenvolveram um trabalho individual sobre doenças causadas por protozoários, sendo aberta a maneira de realizar a atividade, ou seja, feito da melhor forma e entendimento de cada aluno. Também foi realizada uma atividade de encerramento, na qual os alunos trabalharam em equipes na confecção de cartazes sobre os conteúdos trabalhados durante o período de estágio. As atividades escolhidas para serem desenvolvidas nas aulas apresentaram bons resultados. Na aula prática os alunos comentaram que não haviam ainda feito uma aula experimental durante o ensino médio e tampouco utilizado o laboratório da escola. Já o trabalho individual fez com que os alunos usassem a criatividade e autonomia para a execução da atividade, sendo que muitos optaram pela elaboração de mapas conceituais. Na atividade de encerramento, os alunos buscaram trabalhar em equipe, entrando em um consenso desde a escolha das informações que foram colocadas nos respectivos cartazes, bem como, em sua execução, fazendo com que todos os integrantes dos grupos participassem de forma ativa na atividade. Dessa forma, nas aulas de Biologia é de suma importância aproximar o que está sendo trabalhado em aula com a realidade dos alunos, para que assim não fique apenas em seu imaginário, podendo ser desenvolvido através de atividades individuais como em grupo. Saber aproveitar os espaços que a escola oferece, como no caso do laboratório faz com que a aula saia da rotina, e torna-se mais prazerosa. Assim, como futura docente vejo a necessidade de buscar utilizar diferentes metodologias para fugir de uma aula tradicional, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas.

Publicado
19-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino