FAZ DE CONTA QUE... O JOGO SIMBÓLICO NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Bibiana Salah Araldi UFFS
  • Marcia Farinella Soares de Campos

Resumo

O brincar por meio do jogo simbólico se faz essencialmente presente no
cotidiano da Educação Infantil, diante disso, este trabalho busca dialogar sobre a
importância da brincadeira no desenvolvimento da criança na primeira infância e de
que forma ela ocorre nas creches e escolas, tendo como base documentos e
diretrizes brasileiras que atualmente regem a educação de crianças de 0 a 5 anos
como a Base Nacional Comum Curricular (2017), o manual de orientação
pedagógica Brinquedos e brincadeiras de creche (2012) e o documento orientador
da Implementação do Proinfâcia no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e
pedagógicas (2015) . Também trazendo conceitos de alguns autores, como a Teoria
dos estágios do desenvolvimento de Piaget, onde este aborda como o jogo
simbólico opera nas diferentes fases do desenvolvimento infantil, realizando
primeiramente uma revisão e leitura bibliográfica sobre o assunto através de artigos
e livros, e por fim, expondo relatos e reflexões da experiência do Estágio Curricular
Obrigatório em Educação Infantil da Universidade Federal da Fronteira Sul –
Campus Erechim, realizado no segundo semestre de 2018, onde são apresentadas
três propostas de espaços brincantes montados durante o estágio em uma turma de
Maternal II com crianças de 3 a 4 anos de uma Escola Municipal de Educação
Infantil do município de Estação/RS, concluindo e avaliando na prática a importância
do brincar no desenvolvimento de habilidades, no aprender a conviver com o outro,
resolvendo conflitos, se desafiando, desenvolvendo a imaginação e o raciocínio,
criando histórias, observando as ações do outro e ampliando seu vocabulário de
experiências. Também colocando a brincadeira enquanto sendo um direito da
criança, reafirmando o porquê de as escolas terem o dever de incentivá-la das mais
diversas maneiras, criando ambientes propícios e convidativos para que ela ocorra.

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa