O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO SUPORTE NA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Raffaella Pfeifer Duarte Universidade Federal da Fronteira Sul- Realeza
  • Barbara Grace Tobaldini de Lima

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um projeto voltado para a formação de professores, e busca promover a inserção dos acadêmicos dos cursos de licenciatura na escola de educação básica, no intuito de aprimoramento da formação. As atividades já desenvolvidas durante o programa (iniciadas em agosto de 2018) inclui encontros na universidade para formação voltados à docência, e a inserção dos licenciandos no espaço escolar ocorre com a ambientação e observação deste ambiente, bem como, os momentos de regência de sala de aula. Durante o período já vivenciado no PRP, percebo como as atividades desenvolvidas contribuem de forma significativa na formação docente, em vista de oportunizar à integração dos residentes no colégio, o que possibilita uma maior vivência com os alunos e com os membros que compõem a equipe escolar. Nos estágios supervisionados também são propiciados essa aproximação, porém devido a carga horária disposta aos componentes, o entrosamento do acadêmico com a escola acaba sendo algo mais pontual. Além disso, poder acompanhar as aulas da preceptora e observar a turma por um período maior, permitiu conhecer mais sobre os alunos e ter uma maior troca de experiência e conhecimento com a professora. No momento de observação dos estágios, acabamos direcionando esse tempo para ver o comportamento dos alunos e a participação deles com a aula. Já no PRP foi possível ir mais além, tivemos uma maior proximidade com a turma observada e com a professora regente, o que possibilitou conhecer as dificuldades da turma, as atividades que os alunos e a professora gostariam que fossem desenvolvidas durante o período de regência, assim como aprender juntamente com os alunos durante as aulas. No período de regência, justamente por estar familiarizado com a turma busquei atender pelo pedido dos alunos: desenvolver diferentes atividades no decorrer das aulas. Essa situação que gerou um maior entrosamento e participação dos alunos na construção do conhecimento. Também foi possível se aproximar das demais pessoas que trabalham na escola sendo que essas são muito acolhedoras, fazem com que me sinta parte da equipe escolar. Desta forma, o PRP proporciona ao residente a oportunidade para acompanhar desde o funcionamento da escola por meio da vivência com a equipe escolar, como a experiência de estar inserido no ambiente escolar e se sentir parte do mesmo. Assim, o PRP está oferecendo momentos de grande aprendizagem para nossa formação docente, onde estamos trabalhando com aqueles conhecimentos que são discutidos e aprendidos durante as aulas da graduação, bem como, o que está sendo debatido e estudado durante os encontros do programa.

Publicado
16-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino