REFLEXÕES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Thais Gandolfi Costa UFFS

Resumo

O presente trabalho aborda as experiências vivenciadas através do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Considerando que o resumo aqui descrito, trata-se de um recorte da produção final (artigo acadêmico) da disciplina de Estágio Supervisionado II da grade curricular do curso. Por meio de um relato pretende traçar análises e reflexões a partir de experiências decorrentes à formação da docência em história nas séries finais do ensino básico. Nesse sentido, através da vinculação da grade curricular do curso com o PRP emerge a oportunidade de desempenhar o estágio ativamente, dialogando com as práticas de ensino e com o ambiente escolar, vivenciando, ponderando e relatando estas atividades que buscam consolidar a formação e reinventar o ser professor. Ao desenvolver este artigo, estruturado através da observação e prática em sala de aula, situada na Escola Estadual Básica Tancredo de Almeida Neves, localizada em Chapecó-SC, dois pontos foram essenciais e prioritários nas reflexões abordadas diante do estágio em docência, são elas: o primeiro contato com a docência na educação básica e seus desafios, onde o uso de estratégias se mostraram muito significativas ao desenvolver o tema abordado, como o uso de imagens, filmes, músicas, jogos e também, o uso da sala de informática, que desperta ao aluno sua emancipação e amplia a tradicional didática escolar, outro fator de forte impacto apurado e retratado neste trabalho é a afinidade entre os alunos e o professor, desempenhando o papel de estimulo para o aprendizado. Para além deste primeiro ponto, outro aspecto foi fundamental para o desenvolvimento deste artigo, sendo este a análise da educação básica, séries finais, noturno, onde ao compara-lo ao ensino diurno e ao refletir sobre algumas distinções, como a autonomia maior entre os alunos do período noturno, que resulta em uma apropriação imersa na realidade cotidiana para além da sala de aula, como também, as dificuldades em exercer a docência em um período marcado pelas rotineiras mudanças de horários e a falta de recursos para além do ambiente escolar. Desta forma, conclui-se que através das oportunidades que o PRP proporciona aos graduandos de licenciatura em história, como a experiência cotidiana de estar em uma escola aprimorando estratégias docentes, ocasiona algumas reflexões relevantes a educação brasileira, visto que a educação pública por muitos anos foi empregada como um recurso de alienação e manipulação das classes dominantes pelo Estado, é necessário para o professor a preparação qualificada para o desenvolvimento  de um pensamento crítico e libertário que se faz a principal finalidade do educador brasileiro, pois somente através dela, que poderá assim a população discernir e se desvincular dos domínios dos projetos educacionais impostas pelos governantes, como também, é através desta educação que se faz o sujeito ativo, pensante e crítico.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino