AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE GENÉTICA
Resumo
As tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) em sala de aula
são parte da realidade de muitas escolas do país. Para que exista um ensino de
qualidade, faz-se necessário que os docentes apropriem-se dessas alternativas, a
fim de deixar de lado as concepções de um sujeito que apenas fornece informações,
mas sim que auxilia na seleção de informações e articulações para um saber crítico
e inerente. Concomitante a mídia digital e as tecnologias informacionais, surgem
novas formas de experienciar as diversas situações sociais através do uso desses
equipamentos, principalmente entre adolescentes. Diante disso, a escola tem o
papel fundamental de despertar o interesse dos alunos para as Ciências, propondo
atividades que os envolvem e os tornem capazes de usar os conhecimentos
adquiridos em novas situações. Portanto, um ensino aliado a utilização de mídias é
uma maneira de contribuir para uma formação crítica de educação pautada na
tecnologia, para o ensino das Ciências. Crentes que o ponto de partida e objetivo da
aprendizagem se encontra na prática social e que, acontece a todo momento,
tomamos como parte da problematização a rede social Facebook, como uma
ferramenta de auxílio no processo de ensino e aprendizagem, a fim de multifacetar o
ensino, tornando-o interessante e dinâmico, atentos a qualidade e eficiência deste
processo. Posto isso, o objetivo deste relato, é evidenciar as ações praticadas junto
ao Projeto de Residência Pedagógica, que foi realizado no município de Ampére-PR,
no Colégio Estadual Cecília Meireles - EM, com uma turma do 3º ano regular, no
período matutino. O tema e os conteúdos trabalhados foram; Genética - Grupos
Sanguíneos e Fator “Rh”/D, durante 15 aulas, com 2 horas semanais. Estes
conhecimentos foram acionados mediante uma abordagem Histórico-crítica e de maneira dinâmica, utilizamos o Facebook como ferramenta de ensino-aprendizagem
no decorrer das aulas, baseados no ensino a partir das TIC’s. As aulas procederam
de maneira expositiva, prática, experimental e dialogada, com o auxílio da rede
social, além de outras ferramentas, como o projetor, jogos didáticos (Kahoot),
experimentos e experiências. Frisando o uso de uma rede social como estratégia, foi
criado um grupo com todos os alunos da sala, onde os participantes realizavam
leituras e resolviam problemas relacionados aos conteúdos trabalhados em cada
aula. Além disso, interrogações sobre o processo de ensino eram resolvidos pelo e
no grupo, como consequência tornou a relação aluno-professor mais próxima.
Fundamentados nisso e, a partir das ideias propostas, executadas e analisadas,
depreende-se que de maneira satisfatória os objetivos propostos para o uso de TIC’s
em sala de aula, foram alcançados e obtivemos uma eficiente interação por parte
dos alunos no uso dessas metodologias, obtendo 90% de aprovação nas avaliações
paralelas ao período. Como reflexão ao final desse processo, compreendemos a
eficiência e o sucesso que as TIC’s possuem, dentro e fora de sala de aula,
instigando o uso de novas ferramentas/estratégias no processo de
ensino-aprendizagem, colocando o aluno como protagonista, possibilitando aflorar
atitudes críticas, capacidades de resolução e maior participação, sem deixar de lado
a autenticidade de cada indivíduo
Copyright (c) 2019 Mauricio Kwiatkowski Gimenez Vera, Bruna Cristina Tomazini Neto, Bruna Cristina Tomazini Neto, BARBARA GRACE Tobaldini de Lima, ROSEMARI Aparecida Talini de Moura
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