EL MUNDO HISPÁNICO EN LA RED
A PRIMEIRA REGÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA COM BASE NA SÉRIE "LA CASA DE PAPEL"
Resumo
Este resumo é baseado na experiência discente vivenciada durante o II Estágio Curricular Supervisionado em Língua Espanhola, no decorrer do primeiro semestre de 2019, na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza. As práticas de estágio consistiram em 4 horas/aula, cujas atividades foram desenvolvidas com a turma de nível III do CeLUFFS. Com este trabalho, objetivamos ressaltar a experiência em realizar a regência em língua estrangeira, de modo particular, no que diz respeito ao uso das “oraciones coordinadas copulativas y disyutivas” com base na série espanhola “La Casa de Papel”, sob criação do Álex Pinan e divulgada mundialmente pela plataforma de streaming “Netflix”. Para que as atividades fossem desenvolvidas, tivemos o entendimento do processo individual na aprendizagem de uma língua estrangeira, além da importância em trazer o audiovisual para a sala de aula (ALONSO, 1994; ORTIZ ORTIZ, 2018). O tema foi apresentado aos alunos por meio de conceitos gerais e exemplos diversos que destacavam a aplicação das orações. Posteriormente, fizemos uso da apreciação estética do episódio 1 da série, do qual selecionamos o uso das orações nos diálogos dos personagens, onde os discentes puderam fazer suas próprias considerações com relação ao enredo, à utilização do espanhol no roteiro, seus conhecimentos prévios da língua estrangeira, etc. Propomos uma dinâmica assimilativa, a qual caracterizava-se pela criação de um texto em espanhol, organizando o conhecimento alcançado para a formulação de textos individuais, empregando as orações trabalhadas em aula, visando descrever projeções para os próximos episódios da série e, após concluída. A proposta buscou usufruir da melhor forma as atividades lúdicas, didáticas e criativas que auxiliam o ensino-aprendizagem e, assim, por meio da temática “El mundo hispánico en la red”, buscamos a interação com o uso do espanhol na Internet no sentido de promover a identificação dos alunos com seu cotidiano, haja vista que a série ocupou grandiosa repercussão nos últimos anos. Concluímos que a aplicação das atividades nos possibilitou alcançar resultados satisfatórios, sendo fundamental contar com a participação dos discentes com questionamentos e reflexões. Portanto, descrevemos ainda que brevemente, nossa primeira vivência em regência de estágio enquanto docentes de língua espanhola em formação.
Copyright (c) 2019 Emily Picini Medeiros, Ana Claudia Schneider, Ana Carolina Teixeira Pinto, Marilene Aparecida Lemos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.