ALFABETIZAÇÃO NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI GAÚCHO: UMA ANÁLISE SOBRE O AMBIENTE ALFABETIZADOR

  • Isaura Welker Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Natálie Vieira
  • Amanda Kaiser
  • Maísa Aparecida Zonin Zortea
  • Zoraia Aguiar Bittencourt

Resumo

Para uma educação de qualidade, se faz necessário avaliar e refletir sobre as práticas de ensino que vêm sendo executadas em nossas escolas, bem como sobre as consequências dessas práticas na formação da criança. Considerando a criança como sujeito ativo e principal agente dos processos de ensino e de aprendizagem, é necessário levar em conta o ambiente em que a criança aprende e desenvolve sua capacidade de ler e de escrever. Com esse intuito, realizou-se a observação de uma aula em uma turma de primeiro ano em seu processo de alfabetização de uma escola pública de Barão de Cotegipe/RS, além de uma escuta ativa da professora e das crianças, conciliando com a teoria apresentada por Ferreiro e Teberosky (1999), Cagliari (1998), Schwartz (2010) e Mortatti (2006). A observação constituiu-se pela análise da metodologia utilizada pela professora como a ativação da curiosidade das crianças e dos seus conhecimentos prévios, da disposição das classes, da organização do mobiliário, da interação e relacionamento das crianças e da professora, da acessibilidade dos materiais, do contrato pedagógico e da rotina, entre outros aspectos relevantes que auxiliam para uma alfabetização com sentido. Diante de tudo, foi possível observar algumas divergências entre os métodos de ensino utilizados pela instituição e o referencial teórico que embasa estudos no campo da alfabetização. A partir dessa observação, pode-se dizer que nessa turma observada, ainda se segue um método tradicional, limitando o estudante e oferecendo um ensino mecânico e superficial, não aproximando com a realidade em que a criança vive e, consequentemente, não possibilitando sentido e significado aos momentos executados em sala de aula. Entretanto, também foi possível observar, apesar de muito poucas, algumas práticas relevantes de alfabetização que contribuem para formação significativa da leitura e da escrita, tais como a ludicidade presente em jogos relacionados a alfabetização. As conclusões do estudo apontam para a necessidade de uma formação continuada aos docentes sobre alfabetização, trazendo a reflexão das práticas executadas.

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino