RELATO DE EXPERIÊNCIA

A PRIMEIRA REGÊNCIA NO ESTÁGIO DE PORTUGUÊS

  • Emily Picini Medeiros Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Andréia Cristina de Souza

Resumo

Este resumo é embasado na experiência em regência vivenciada durante o Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa II, no período do mês de maio de 2019, no qual foram concluídas 4 horas/aula destinadas a alunos do Ensino Médio de uma escola pública da Cidade de Capitão Leônidas Marques, Oeste do Paraná. Neste trabalho, ressalto a construção e relato a experiência de trabalhar o tema “O Romantismo no Brasil e a figura da mulher nas obras urbanistas e indígenas”, a partir do qual se abordou duas obras de José de Alencar: “Iracema”, lançado em 1865 e “Senhora” lançado em 1875 - ambos expoentes da primeira geração do Romantismo no Brasil. As obras foram apresentadas aos alunos no turno matutino. A proposta consistiu em, inicialmente, sondar o nível de conhecimento que os estudantes teriam sobre o tema, apresentando de forma resumida o contexto histórico da formação do Romantismo em terras brasileiras. Em seguida, foram apresentados os conceitos de indianismo e urbanismo, e, por meio da leitura de alguns trechos de ambas as obras, foram apontadas figuras de linguagem atribuídas à personagem de Iracema e Aurélia e, assim, a idealização destinada às personagens femininas da primeira geração e, ao fim, foram debatidos com os alunos suas principais impressões, contexto da época no século XIX e mudanças na questão matrimonial para as mulheres de lá para cá. Posteriormente, trabalhou-se com a sala diversas notícias selecionadas que ressaltaram o papel da mulher na nossa sociedade contemporânea, com histórias de cientistas, filósofas, defensoras da educação para todos os gêneros, etc. Assim, os estudantes criaram um mural para ser apreciado pelo restante da instituição de ensino, contando com as notícias trabalhadas em aula e um texto escrito pelos alunos em conjunto, havendo a reflexão entre os contextos históricos e exaltação da obra “Senhora”. Para a realização das atividades, contou-se com as estratégias de leitura que condizem com a seleção, a antecipação, a inferência e a verificação, além de explorar pontos do texto como partida e chegada no ensino da língua (MENEGASSI, 2010; GERALDI, 1991) As aulas tiveram a participação de grande parte da turma com entusiasmo e curiosidade e a atividade sugerida foi concluída de forma satisfatória. Em suma, buscou-se expor, ainda que de forma breve, a experiência obtida no decorrer do primeiro estágio de regência, no qual introduziu-se o movimento do romantismo no Brasil para uma turma do Ensino Médio.

Publicado
19-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino