ÉTICA COMO TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL

  • Frantiusca Bulling Sulzbacher Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Litiele de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roberta Kolling Escalante Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O termo ética pode ser relacionado a um conjunto de princípios e normas
estabelecidas por um grupo social em diversas áreas como a profissional, a
educacional, a familiar, entre outras. Nesse sentido, o objeto deste trabalho é expor
a reflexão de um planejamento de aula de espanhol que teve ética como tema
transversal, abordando uma questão que permeia a vida contemporânea. A prática
de ensino realizou-se numa turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola
estadual no município de Cerro Largo-RS, como atividade docente no Programa
Residência Pedagógica. A aula tinha como objetivo reconhecer a diversidade de
valores presentes em países hispânicos e no Brasil, além de levar os alunos a
refletirem sobre sua própria conduta e a dos outros em assuntos relacionados ao
conceito de justiça e atitudes como solidariedade, respeito e cooperação. Para tanto,
buscou-se o trabalho com gêneros discursivos como música, tiras cômicas e
questionário para tratar das dimensões da ética como horizonte de plenitude e como
ideal de convivência através de exemplos do cotidiano. A partir dos pressupostos
das Orientações Curriculares Nacionais, as quais reforçam o caráter educacional da
aprendizagem de uma língua estrangeira, para além de seus fins comunicativos,
parte-se da perspectiva da transversalidade, orientada a inclusão de saberes extraescolares
para a promoção de referência a significados construídos na realidade dos
alunos. Em resumo, verifica-se a relevância de discussão da ética dentro da própria
escola em situações de cola, desrespeito com colegas, professores, propiciando
uma leitura mais abrangente e, menos disciplinar, que suscita nos alunos o exercício
da cidadania.

Biografia do Autor

Roberta Kolling Escalante, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora de Língua Espanhola e Linguística Aplicada e docente orientadora do Programa
Residência Pedagógica (PRP), Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino