INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO:

UMA ANÁLISE DA REVISTA NOVA ESCOLA

  • Bruna Lussani Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Diuliana Chiaradia Pimentel Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Luara Marek Tortelli Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Marcieli Martins Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Zoraia Aguiar Bittencourt Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Resumo

Resumo: Vivenciamos um momento em que muito se fala sobre a inclusão dentro das escolas de alunos com necessidades especiais, sendo a inclusão um direito garantido por lei. Nessa direção, o presente trabalho tem como objetivo analisar quais os caminhos e descaminhos da inclusão escolar encontrados nas reportagens da Revista Nova Escola dos anos de 2016 e 2017, buscando perceber quais são as possíveis dificuldades existentes na educação inclusiva. A escolha do tema se deu por ser um assunto muito debatido atualmente e pela importância do mesmo no ambiente escolar. A metodologia adotada como suporte foi a pesquisa documental, na qual procuramos verificar os aspectos indispensáveis para a temática da inclusão nessa revista de grande circulação entre professores. O trabalho apresenta como tema central o seguinte questionamento: Como a revista Nova Escola descreve os alunos especiais? Utilizamos como fundamentação teórica autores como Araújo (2016), Carneiro (2011), Carvalho (2011), Mantoan (2004) e Rodrigues (2006). Os resultados da pesquisa apontaram que a Revista Nova Escola não publica muitas matérias sobre inclusão, porém as que são publicadas possuem dicas, propostas e ideias de como se pode trabalhar com pessoas com deficiência e, ainda, mencionam que a inclusão não é tarefa fácil e que esta requer um envolvimento de toda a comunidade escolar. Ao falar sobre alunos com deficiência, a revista descreve estes como seres de direitos e que precisam ser incluídos. Conclui-se que, embora a inclusão já faça parte das escolas, há muito ainda a ser conquistado, desde a melhoria na acessibilidade dos portadores de deficiência, que não é só deficiência física, mas também deficiência visual e cognitiva, entre outras, até mesmo a formação dos professores para trabalhar com alunos com necessidades especiais.

Palavras-chave: Integração. Ambiente Escolar. Alunos especiais. Acessibilidade. Revista Nova Escola.

Publicado
02-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa