PRÁTICA PEDAGÓGICA: DESAFIOS DO “ALFABETIZAR”

  • Andressa Mizevski UFFS

Resumo

Resumo: O presente trabalho compartilha práticas desenvolvidas em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de Erechim/RS. Investigou-se as ações pedagógicas e os processos de ensino e de aprendizagem que envolvem alfabetização. Além disso, foi realizada uma observação da sala de aula de uma professora alfabetizadora e, dialogou-se com a responsável pela turma sobre sua formação acadêmica, os métodos utilizados por ela e pela instituição. Para a análise de dados, foi utilizado referencial teórico baseado nos estudos de Teberosky (1999), Cagliari (1998), Schwartz (2010) e Mortatti (2006). Os resultados da observação apontam a existência de padrões tradicionais de ensino, como, por exemplo, as classes dispostas uma atrás da outra, a mesa do professor à frente, um alfabeto referencial contendo imagens relacionadas com as letras. Por meio do diálogo com a docente, foi possível identificar que a rede de ensino utiliza várias apostilas tanto para a atuação docente quanto para o aprendizado dos estudantes, tornando relevante refletir sobre como esse tipo de ensino, ao invés de prazeroso, torna-se cansativo e mecanizado. Destaca-se que o método fônico faz parte das metodologias tradicionais e da prática da professora participante da pesquisa.  Diante disso, conclui-se pela necessidade de que a educação leve em consideração o aluno como centro dos processos de ensino e de aprendizagem, respeitando seus interesses e seus conhecimentos. No entanto, foi possível perceber, no decorrer do presente trabalho, que há regulamentos da rede de ensino e legislações que preconizam as ações pedagógicas. Com isso, os profissionais ficam restritos a desenvolver os objetivos impostos pelo sistema, desqualificando, em muitos casos, o ensino.

 

Palavras-chave: Alfabetização. Propostas didáticas. Ensino. Aprendizagem.

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino