INTERAÇÕES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ENTRE O CURSO DE HISTÓRIA (UFFS/CHAPECÓ) E A EEB SAAD ANTÔNIO SARQUIS

  • Milena Caregnato UFFS
  • Cassiano Felipe Possel Greter UFFS - Campus Chapecó
  • Roberta Guimarães UFFS - Campus Chapecó
  • Damabiah Lavínia Skunieczny UFFS - Campus Chapecó
  • Délcio Marquetti UFFS - Campus Chapecó
  • Délcio Marquetti UFFS - Campus Chapecó

Resumo

Pretende-se apresentar os resultados parciais das atividades vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em consonância ao Curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, inseridas na Escola de Ensino Básico Saad Antônio Sarquis, localizada no mesmo município; no período de agosto de 2018 até o presente momento. Tal discussão de resultados, constitui-se como essencial tanto ao meio acadêmico quanto a comunidade externa, tendo em vista o financiamento e manutenção das atividades do programa, por conta da sociedade em geral, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Além de apresentar as atividades realizadas até então na referida escola, também pretende-se discuti-las e justificar a manutenção do programa como princípio basilar as atividades de iniciação à docência nos cursos de licenciatura, constituindo-se também como espaço de interação necessária entre a esfera acadêmica e as Instituições de Educação Básica. Através dos relatos de experiências, diários de bordo, Projeto Político Pedagógico da Escola e as publicações acadêmicas pertinentes à temática, constituem-se as discussões efetuadas e propostas, relacionando-as as diferentes concepções, abordagens e teorias educacionais, bem como, levando em conta o contexto do programa e da instituição escolar na qual aplica-se; para dessa forma, pluralizaremse e enriquecerem-se os resultados e usos da presente pesquisa. Seu público-alvo, direciona-se principalmente em socializar as experiências com os demais acadêmicos dos cursos de licenciatura da instituição de nível superior, partícipes ou não do PIBID; apresentando também seus resultados parciais e projeções de trabalho para os demais graduandos, docentes, professores da rede básica de ensino e a comunidade externa em geral, participante do evento. Além de expressar atividades docentes que abordam concomitantemente a teoria tanto quanto a prática, os resultados das atividades desenvolvidas na instituição de ensino também perpassam um longo período de planejamento e estudo, tanto coletivo quanto individual, e ao longo de todo o programa até aqui constituíram-se de modo extremamente pluralizado, tanto no que confere as temáticas, como também aos pibidianos trabalhando em conjunto, que desenvolveram atividades para além da sala de aula, e também para além da própria escola. Desse modo, os resultados aqui discutidos, constituem-se para muito além de extremamente pertinentes as discussões que perpassam o processo de ensinoaprendizagem, ou as atividades de integração necessária entre o meio acadêmico e a rede básica de ensino; elas tornam-se também uma socialização de experiências que objetiva demonstrar a importância e a necessidade de manutenção do programa, seja por meio da concessão de bolsas a graduandos, ou através de voluntariado. A valorização docente através de atividades de formação de professores vinculadas a discussão das atividades desenvolvidas no programa, alçam essas discussões como necessárias tanto no âmbito da valorização profissional, como também ao enriquecimento das discussões sobre a temática, e como retorno à comunidade. 

Publicado
31-08-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura