A INCLUSÃO ESCOLAR É RESPONSABILIDADE DE TODOS NA ESCOLA

  • Cláudia Ebling Santos UFFS campus Cerro Largo
  • Livio Osvaldo Arenhart UFFS
  • Neusete Machado Rigo UFFS

Resumo

O presente trabalho apresenta as reflexões produzidas a partir do estágio supervisionado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Orientação Educacional (OE), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS. O estágio foi desenvolvido com os alunos dos anos inicias da Escola Estadual de Ensino Fundamental Esther Schroder, na cidade de Santo Ângelo/RS. A proposta do estágio consistia em duas etapas: a primeira, um período de observação no espaço escolar para identificar as problemáticas vivenciadas pela escola; a segunda, o desenvolvimento de um plano de trabalho que consistiu na intervenção junto aos alunos em suas respectivas turmas. O tema escolhido para realizar a construção do projeto de estágio em OE foi a inclusão no ambiente escolar. Justifica-se a escolha desse tema porque a escola possui alunos com necessidades especiais e deficiências, e está enfrentando muitas dificuldades para realizar a inclusão destes nos processos de ensino e de socialização no ambiente escolar. A metodologia para apresentação deste trabalho consiste na análise das atividades pedagógicas que foram desenvolvidas pela estagiária junto aos alunos dos anos iniciais do 1º, 2º, 3º e 4º ano. Estas atividades tinham como objetivo refletir com as crianças sobre a questão das diferenças e do respeito ao outro. A reflexão produzida com as crianças indicou a importância de nos imaginarmos no lugar do outro, a fim de pensar sobre as dificuldades que podemos viver quando não somos respeitados ou compreendidos. Os resultados dessa prática indicam que a Orientação Educacional também é responsável pela inclusão dos alunos que possuem deficiências. As práticas pedagógicas reflexivas desenvolvidas pela OE podem prevenir conflitos durante a convivência no ambiente escolar, fortalecendo a inclusão escolar para que todas as diferenças possam ser aceitas.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino