APRESENTAÇÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO LIVRO "COMO AGUA PARA CHOCOLATE" DE LAURA ESQUIVEL

  • Emily Picini Medeiros Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Elisa Maria Ficanha Furlan
  • Ana Carolina Teixeira Pinto

Resumo

Este resumo é baseado na experiência discente vivenciada durante a V Movida Cultural Hispânica, realizada em 26 de junho de 2018 em uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Realeza, sudoeste paranaense. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, havendo uma turma de cada seriação, com média de 30 alunos por turma. Com este relato, ressaltamos a experiência de realizar a oficina destinada ao apreciamento da obra “Como Agua para Chocolate”, lançado em 1989 e de autoria da mexicana Laura Esquivel. O tema foi apresentado aos alunos por meio de características do país - representação da bandeira nacional, localização geográfica, população, comidas típicas, entre outros. Posteriormente, apresentamos aos alunos os conceitos de uma bebida popularmente conhecida e tipicamente mexicana, a tequila, assim como os detalhes por trás de sua descoberta. Assim, mencionamos os principais escritores em terras mexicanas, cujas titulações das obras puderam ser acompanhadas pela turma, o qual Laura Esquivel teve importante menção, com sua história de vida brevemente relatada, e sua obra com maior repercussão: “Como Agua para Chocolate”, onde falamos de forma sucinta seu enredo, personagens, além do filme - de mesmo nome - lançado no ano de 1992. Com base nas informações da situação de ensino-aprendizagem, propomos dinâmica assimilativa, a qual consistia em dinâmica interativa sobre os assuntos tratados. Para a realização das atividades consideramos a perspectiva de gramática internalizada, considerando os estudos de João Wanderley Geraldi e Dermeval Saviani, com base na perspectiva de língua como interação. As ações ocorreram de modo produtivo e satisfatório, de acordo com o que foi planejado, observando-se a efetiva participação dos discentes nas ações propostas, possibilitando a efetivação no desenvolvimento de atividades de teor crítico, reflexivo e cultural.

Publicado
16-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino