BIOLOGIA NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM MODELOS DIDÁTICOS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM

  • Rafaela Fassina Pazinatto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Carla Roberta Sturm Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Barbara Grace Tobaldini de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A Biologia é a Ciência que estuda a vida em seus mais variados aspectos, desta forma, ao ser repassadas estas informações para os alunos em sala de aula é importante que o professor não se limite aos moldes tradicionais de ensino. Sendo o professor o mediador da leitura do mundo no qual a sociedade passa por constantes transformações e que, assim, podem influenciar diretamente no ensino e na aprendizagem. Após reflexões, estudos e observações com a turma do terceiro ano durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) de um colégio público no município de Realeza, verificamos que havia uma grande necessidade por parte dos alunos de vivenciarem no decorrer do aprendizado aulas mais dinâmicas, com mecanismos de ensino que os tirassem de sua zona de conforto, onde somente o professor ensina e os alunos acabam por não ir em busca do conhecimento. Durante o planejamento, juntamente com a professora preceptora, as residentes perceberam que os conteúdos se relacionavam, que são: relações ecológicas, biomas brasileiros e impactos ambientais. Sendo assim, planejaram um trabalho com os alunos a partir desta relação. Após algumas aulas serem ministradas de forma oral pelas residentes, os alunos foram divididos em seis grupos para representar cada um dos biomas já estudados. A partir de então, as residentes dedicaram algumas de suas aulas para que os alunos realizassem a confecção de maquetes, onde representariam os tipos de ecossistemas apresentados e suas características (fauna, flora, clima, solo). Entretanto eles também deveriam elaborar nesta mesma maquete os impactos ambientais causados em seus respectivos biomas. Durante a montagem e a produção do material os alunos foram em busca de mais informações sobre aquele tipo de região do bioma para que pudessem representar o mais realista possível. Percebemos a dedicação integral dos alunos durante esse processo, além disso eles tiveram a oportunidade de socializar com os colegas trabalhando em grupo, saindo da comodidade da sala de aula. Ao término da confecção das maquetes eles apresentaram oralmente seus trabalhos para a turma explicando sobre o bioma e o que estavam propondo no trabalho finalizado. Ao concluir a regência houve uma sensação de missão cumprida, pelas residentes e a percepção de que trazer algo simples como a construção de uma maquete pode ser muito significativo para a aprendizagem dos alunos.

Publicado
23-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino