A MUSICALIDADE E A MUSICALIZAÇÃO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS:

A PRESENÇA/AUSÊNCIA DA LINGUAGEM MUSICAL

  • Daniela Romansin Lazaretti UFFS

Resumo

Este resumo sistematiza possibilidades formativas relativas ao projeto de cultura “Musicalidade e Musicalização em espaços educativos”. O projeto fora realizado em 2018.2 e 2019.1 na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó, tendo como público as(os) graduandas(os) do Curso de Pedagogia. Tal iniciativa fora desencadeada em 2018.1 por meio da realização de uma oficina de contação de histórias sonorizadas desenvolvida por acadêmicas do Curso com o propósito de sensibilizar para a importância da presença da linguagem musical junto às crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As ações relativas ao projeto “Musicalidade e Musicalização em espaços educativos” objetivaram desenvolver processos de formação à docência, instrumentalizando e possibilitando apropriações de conhecimentos que circunscrevem a linguagem musical. Metodologicamente, foram realizados estudos relativos à esta linguagem tendo em vista compreender o lastro que decorre desta e suas implicações na atuação e formação docente. As leituras e discussões efetuadas serviram de aporte teórico prático para o planejamento e desenvolvimento de oficinas que abordaram a linguagem musical e suas especificidades no contexto educacional, tendo em vista os processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. O destaque em tela permitiu o conhecer, o estudar e o experienciar a linguagem musical silenciada no curso, ampliando repertórios musicais para fins educacionais e de apreciação, oportunizando o reconhecimento desta linguagem e seus processos, particularmente seu vínculo com a natureza humana e a formação integral. Foram sujeitos deste movimento formativo aproximadamente setenta acadêmicas(os) do Curso de Pedagogia partícipes de três oficinas, nas quais discutiu-se a presença/ausência da musicalidade, da musicalização e da música no contexto de formação e atuação docente e as contribuições que emergem desta linguagem no e para o processo de desenvolvimento, aprendizagem e formação humana integral. O destaque decorre do feedback das(os) participantes que assinalaram a relevância dos exercícios formativos que deram guarida às perspectivas do Ensino, Pesquisa e Extensão ante o silenciamento da linguagem musical no processo de formação inicial na matriz curricular do Curso, destacando que a ação possibilitou a percepção e ampliação das possibilidades e potencialidades do uso da linguagem musical na atuação docente. Para a bolsista e voluntárias do projeto, o exercício da pesquisa, a vivência do planejamento, organização e execução das ações vinculadas, sua extensão e comunicação, constituíram-se em fonte de aprendizagens, as quais contribuíram sistematicamente para a materialização do perfil do egresso atentando para a formação acadêmica, pessoal e profissional.

Publicado
26-08-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura