SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • Maria Lucia Maraschin UFFS
  • Daniela Lazaretti
  • Keli Salí Schepaniak

Resumo

Este estudo acerca dos sentidos e significados de inovação educacional que perpassam produções acadêmicas e que atentam para a inovação e suas práticas na Educação Superior tem por objetivo produzir estudos exploratórios particularmente em atenção as implicações destas nos e para os processos pedagógicos concebidos e promovidos pela área e refletidos a luz dos referenciais que ancoram esta perspectiva. Destaca-se, que estudar a inovação educacional nos processos pedagógicos neste espaço, nível e contextos tem se constituído num desafio complexo e multifacetado, dado que desde meados da última década do século XX, a maioria dos países tem se orientado por reformas que objetivam maior qualidade na educação. As percepções e implicações destas representações traduzem-se em perspectivas diferenciadas, subsidiados em estudos de Morosini e Fernandes (2014), Messina (2001), Imbernón (2010), Lucarelli e Cunha (2009), dentre outros. Buscamos com esta pesquisa, destacar estes sentidos e significados atentando para os seus impactos nos processos formativos iniciais e continuados na e da formação para a docência na Educação Superior. Trata-se de pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, cujos propósitos objetivam inventariar e sistematizar a produção da área. Para a interpretação dos resultados utilizamos as contribuições da Análise de Conteúdo referenciada por Bardin (1979) e Trivinõs (1989) buscando a fluência de categorias, que dão guarida a inovação educacional. Nesta perspectiva, o ensejo de produzir estudos exploratórios sobre a inovação educacional está orientado para dar centralidade aos compromissos com a formação para a docência na Educação Superior. Foram fontes de busca bases eletrônicas de dados da CAPES e do IBICT para teses e dissertações e a SCIELO para artigos. Utilizamos como expressões de busca: “inovação pedagógica”, “inovações pedagógicas”, “inovação educacional” e “inovações educacionais”, no recorte temporal de 2000 a 2018. A busca efetuada ocorreu no mês de fevereiro de 2019. Os resultados apontam a compreensão de inovação educacional fortemente associada à prevalência da inserção e uso dos recursos tecnológicos, muito embora, emerjam discussões relativas aos desafios contemporâneos da docência na Educação Superior, haja vista as demandas de qualificação desta e da aula universitária ante o novo perfil de estudantes, a perspectiva da autorregulação, os processos de democratização do acesso e aligeiramento dos exercícios formativos, dentre outras peculiaridades.

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa