A LINGUAGEM MUSICAL COMO EIXO ARTICULADOR DA INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM PROJETO DE CULTURA

  • Keli Salí Schepaniak UFFS

Resumo

Este resumo tem como objetivo discutir/refletir percepções de uma vivência das dimensões de indissociabilidade em exercício de Ensino, Pesquisa e Extensão no Curso de Pedagogia da UFFS - Campus Chapecó (SC). O exercício em destaque emerge do silenciamento/ausência da linguagem musical e de compromissos das próprias acadêmicas do curso, ante a ausência de discussões, componentes e ações que abordavam a linguagem musical em sua matriz curricular. Em razão disso por iniciativa de estudantes do curso vinculadas a escolas de música e/ou projetos alternativos, surgiu à necessidade de aprofundamento e estudos na área, proposição essa acordada com os Componentes Curricular de Alfabetização. Metodologicamente, em decorrência de uma oficina de sonorização a qual promoveu discussões e mobilizou o grupo para possibilidades relativas à linguagem musical, emergiram incursões de Ensino, Pesquisa e Extensão. Diante deste exercício as acadêmicas partícipes, provocaram novas iniciativas de criação para discussão do tema: sua presença/ausência na formação; sua presença/ausência nas instituições de Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; a falta de formação e compreensão da linguagem e suas representações; os estereótipos de linguagem dentre outros. Subsidiadas por estudos já realizados na universidade e no país sistematizados pela bolsista do projeto de Cultura “Musicalidade e Musicalização em Espaços Educativos” promoveu ações educativas em oficinas destinada a acadêmicas(os) da Pedagogia. Como resultados destas interlocuções, o destaque avaliativo é que o oportunizado trouxe sensibilização e compreensão quanto ao entendimento da linguagem musical, da musicalidade e da musicalização no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e dos professores. Quanto às bolsistas envolvidas no projeto os resultados alcançam a compreensão da relação Ensino, Pesquisa e Extensão, como dimensões formativas indissociáveis, não só na atuação da universidade, mas no seu processo formativo pessoal, acadêmico/profissional.

Publicado
26-08-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura