FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA MARIA/RS

  • Gabriela Rozek Weber Universidade Federal de Santa Maria
  • Venice Teresinha Grings
  • Ana Tércia de Oliveira Machado
  • Simone da Rosa Messina Gomez

Resumo

O Programa de Educação Socioambiental Multicentros da UFSM, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, criou, em 2012, um projeto de extensão de formação continuada em Educação Socioambiental para professores da Educação Básica. Essa formação inclui diversas ações integradas, que visam preencher lacunas de formação inicial nessa temática, por meio de cursos, trilhas orientadas e visitas que culminam em uma Jornada Municipal de Educação Ambiental. O objetivo geral desse projeto é oportunizar um quadro de saberes teórico-práticos, que ampliem a compreensão dos professores acerca da complexidade socioambiental e a dinamicidade do trabalho docente, preparando-os para elaborarem projetos de educação socioambiental nas suas escolas. Os referenciais teórico-metodológicos são aqueles que defendem a importância da ação social da universidade por meio da extensão. Os autores do referencial teórico utilizado discutem a necessidade da formação de professores para uma atuação contextualizada e interdisciplinar, requerida pela educação ambiental transformadora. A metodologia das diversas edições do curso compreendeu encontros presenciais e um percentual de carga horária à distância. As etapas do trabalho compreendem palestras de sensibilização e encontros formativos que discutem a necessidade de elaboração de projetos substitutivos de ações pontuais nas escolas. Realizam-se também outras atividades como trilhas e visitas orientadas, que complementam as discussões, culminando com a Jornada, que visa um aprofundamento das temáticas abordadas. A avaliação do projeto é feita durante o processo e também ao final do ano pelos participantes, assim como pelas parcerias envolvidas. O projeto fomentou a criação de ações de Educação Socioambiental nas escolas, incluindo a comunidade escolar, contribuindo com a responsabilização das instituições de educação e dos órgãos públicos na implementação da Educação Ambiental no Ensino Básico, prevista nas legislações municipal, estadual e federal. Foram realizadas oito edições do curso, contabilizando 170 participantes, 100 concluintes, 80 projetos elaborados e executados em mais de 50 escolas. Salienta-se que alguns professores não puderam concluir devido a dois fatores principais: disponibilidade em participar e se ausentar da escola e falta de engajamento de todo o corpo docente na elaboração e execução do projeto.  As Jornadas incluíram um número maior de participantes, compreendendo cerca de 1500 pessoas. Nessas Jornadas, são apresentados e discutidos os projetos elaborados/executados, destacando-se que incluem ações multi e interdisciplinares, e trabalham a formação integral dos educandos e educadores. Consideram-se exitosas as parcerias formadas e consolidadas por meio da responsabilização conjunta, pelo que iniciativas como essa devem continuar, pois contribuem na problematização da situação socioambiental vigente e na busca de alternativas que minimizem ou mesmo solucionem alguns desses problemas.

Publicado
02-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Comunidade Regional