EL MUNDO HISPÁNICO EN LA RED

A PRIMEIRA REGÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA COM BASE NA SÉRIE "LA CASA DE PAPEL"

  • Emily Picini Medeiros Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Claudia Schneider
  • Ana Carolina Teixeira Pinto
  • Marilene Aparecida Lemos

Resumo

Este resumo é baseado na experiência discente vivenciada durante o II Estágio Curricular Supervisionado em Língua Espanhola, no decorrer do primeiro semestre de 2019, na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza. As práticas de estágio consistiram em 4 horas/aula, cujas atividades foram desenvolvidas com a turma de nível III do CeLUFFS. Com este trabalho, objetivamos ressaltar a experiência em realizar a regência em língua estrangeira, de modo particular, no que diz respeito ao uso das “oraciones coordinadas copulativas y disyutivas” com base na série espanhola “La Casa de Papel”, sob criação do Álex Pinan e divulgada mundialmente pela plataforma de streaming “Netflix”. Para que as atividades fossem desenvolvidas, tivemos o entendimento do processo individual na aprendizagem de uma língua estrangeira, além da importância em trazer o audiovisual para a sala de aula (ALONSO, 1994; ORTIZ ORTIZ, 2018). O tema foi apresentado aos alunos por meio de conceitos gerais e exemplos diversos que destacavam a aplicação das orações. Posteriormente, fizemos uso da apreciação estética do episódio 1 da série, do qual selecionamos o uso das orações nos diálogos dos personagens, onde os discentes puderam fazer suas próprias considerações com relação ao enredo, à utilização do espanhol no roteiro, seus conhecimentos prévios da língua estrangeira, etc. Propomos uma dinâmica assimilativa, a qual caracterizava-se pela criação de um texto em espanhol, organizando o conhecimento alcançado para a formulação de textos individuais, empregando as orações trabalhadas em aula, visando descrever projeções para os próximos episódios da série e, após concluída. A proposta buscou usufruir da melhor forma as atividades lúdicas, didáticas e criativas que auxiliam o ensino-aprendizagem e, assim, por meio da temática “El mundo hispánico en la red”, buscamos a interação com o uso do espanhol na Internet no sentido de promover a identificação dos alunos com seu cotidiano, haja vista que a série ocupou grandiosa repercussão nos últimos anos. Concluímos que a aplicação das atividades nos possibilitou alcançar resultados satisfatórios, sendo fundamental contar com a participação dos discentes com questionamentos e reflexões. Portanto, descrevemos ainda que brevemente, nossa primeira vivência em regência de estágio enquanto docentes de língua espanhola em formação.

Publicado
20-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino