MONITORIA COMO AUXILIADORA NA PERMANÊNCIA DE ACADÊMICOS NO COMPONENTE CURRICULAR DE INFORMÁTICA

  • Edina Luciane Soares UFFS/Acadêmica
  • Marcos Antônio Beal

Resumo

A monitoria acadêmica se configura como um espaço de interação e aprendizado do acadêmico com seus pares. ​É uma oportunidade de efetivação das relações pessoais e também apreensão de conteúdos para além da sala de aula. Proporciona aquisição de conhecimento tanto para o monitor que desenvolve seu trabalho sob a orientação de um professor quanto para o público atendido que tem mais uma oportunidade de fixar o conteúdo. Neste trabalho apresentam-se as ações desenvolvido no projeto de monitoria Contextualização e inserção acadêmica da modalidade público alvo desenvolvido na UFFS campus Realeza no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Em relação à inserção acadêmica foram identificadas problemáticas. Os principais fatores observados foram às dificuldades com a língua portuguesa e aparelhos tecnológicos, consequentemente, com os sistemas online dentro e fora da instituição. Tais dificuldades são oriundas de processos formativos defasados muito em virtude de questões históricas sociais. Neste sentido, a instituição tem como objetivo proporcionar condições de igualdade a este público gerando apoio nas questões acadêmicas. As ações desenvolvidas no projeto tiveram como base as demandas dos acadêmicos, respeitando a individualidade de cada um. Além dos atendimentos o projeto elaborou um manual com as dúvidas mais recorrentes dos alunos, visto que os ingressantes ainda têm dificuldades de comunicação e interação. Apesar de ser constatada uma baixa procura como resultado, é possível afirmar que os alunos apresentavam certa facilidade em questionar o professor do Componente Curricular nas aulas sobre o conteúdo, visto que já haviam feito isso à monitora. As questões tinham como foco a informática e produção de trabalhos acadêmicos, relatados pelos alunos como conteúdos complexos. Outro ponto observado foi a maior procura durante o semestre em que o CCR foi ofertado se comparado ao período sem sua oferta. Evidencia assim a baixa procura à monitoria no intervalo em que não se ofertou o componente curricular de informática. Esta constatação leva a evidente ausência de compreensão por parte dos acadêmicos quanto a importância da monitoria para além de alcance de notas e aprovação no CCR. O componente de informática que pertence ao Domínio Comum diz respeito ao um conjunto de saberes importantes para toda a vida acadêmica e profissional. Os trabalhos realizados na monitoria eram na maioria das vezes realizados em grupo, portanto, os alunos que apresentavam maior dificuldade formavam conexões com alunos que tinham facilidade no conteúdo atingindo dessa forma um dos principais objetivos do projeto a inserção acadêmica. Conclui-se desta forma que a monitoria é de suma importância aos acadêmicos público alvo deste projeto para sua permanência na instituição. Porém, ainda precisamos avançar, na compreensão da comunidade acadêmica quanto a relevância da monitoria seja em qualquer modalidade, e principalmente na modalidade público alvo, pois trata-se de um grupo social a que a instituição se propôs a atender e portanto, precisa de mecanismo de permanência que respeitem a diversidade e o direito destas pessoas. Acredita-se que o a monitoria de inserção acadêmica pode ser uma oportunidade para que se cumpra tal objetivo.
 

Publicado
22-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino