MONITORIA PARA APOIO PEDAGÓGICO NO CURSO DE HISTÓRIA

  • Keicy Salustiano Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - Erechim

Resumo

O presente resumo tem como objetivo informar que, o colegiado e o Núcleo Docente Estruturante do curso de História têm, ao longo dos anos – e o diagnóstico só se confirma em semestres mais recentes -, identificado a necessidade de se criar um espaço de apoio pedagógico que, além de dirigir-se ao conjunto do corpo discente, possa lançar, a partir do que poderíamos definir como uma “ética do cuidado pedagógico”, um olhar especial para uma classe de estudantes que, auxiliados por essa instância de apoio, estaria melhor instrumentalizado e amparado para compreender os processos e códigos acadêmicos pelos quais têm de passar: referimo-nos aqui a estudantes indígenas, estudantes que se encontram em uma faixa etária mais avançada – tipicamente, acima dos quarenta anos de idade - , e estudantes pertencentes às classes sociais mais desfavorecidas e que tenham tido uma formação escolar de maior precariedade ou descontínua, ou ainda que não estejam afastados do ensino formal há muito tempo. Sendo assim, o projeto de Monitoria para o apoio no curso de história aprovado pelo edital 14/PROGRAD/UFFS/2018, tem como proposta formar um espaço de trabalho teórico e prático de apoio pedagógico, com ênfase em aspectos metodológicos do aprender a aprender. Orientando os estudantes sobre a “vida prática” no âmbito da Universidade, com vistas também compreender os desafios que se mostram emergentes na relação desses alunos e alunas com a UFFS em geral. Além de oferecer o apoio mencionado aos estudantes em questão, produzir material teórico sobre a experiência do projeto, bem como comunicações em eventos acadêmicos.

Publicado
06-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa