A MONITORIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO COMPONENTE CURRICULAR DE FISIOLOGIA VETERINÁRIA
Resumo
A atividade de monitoria docente é uma prática de apoio pedagógico, que está à disposição dos alunos interessados em aprofundar-se nos conteúdos, bem como buscar a resolução das dificuldades encontradas nos conteúdos trabalhados em sala de aula. A Fisiologia Veterinária tem como foco o estudo funcionamento dos sistemas orgânicos. O componente curricular (CCR) de Fisiologia Veterinária é ofertado na terceira fase do Curso de Medicina Veterinária e está dividido em 2 créditos para aulas teóricas e 2 créditos para aulas práticas, sendo divididas em turmas A e B. As aulas práticas semanais acontecem no Laboratório de Fisiologia. As aulas práticas seguem um protocolo previamente disponibilizado para os alunos de temas/assuntos estudados em sala de aula. O CCR ofertado no semestre de 2018/2 teve auxílio de 3 monitores voluntários. As principais atividades realizadas pelos monitores foram atendimento aos acadêmicos; agendamento de monitorias em horários compatíveis com o dos acadêmicos do CCR; preparação e acompanhamento nas aulas práticas do CCR; criação de um grupo no facebook para os recados e postagens dos protocolos das aulas práticas. Os monitores organizaram estudos dirigidos, que foram repassadas aos alunos, servindo como fonte de estudo complementar da fisiologia, nos período extraclasse. A procura por monitoria pelos acadêmicos foi significativa, principalmente no final do CCR em períodos de avaliações. Desta forma, justifica-se a importância da monitoria para a formação profissional, uma vez que a mesma contempla não só o auxílio aos discentes, mais também proporciona uma maior interação entre professor e aluno e monitor e aluno. Sendo assim, a experiência adquirida na monitoria durante a graduação proporciona aos monitores, maior conhecimento que poderá ser aplicado na prática profissional após o término da graduação, servindo também como estímulo a docência ou pesquisas científicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.