Os MOVIMENTOS SOCIAIS E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO MST

  • Dionata Plens Luz Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS
  • Joviles Vitório Trevisol UFFS

Resumo

O presente trabalho traz os resultados da pesquisa de dissertação sobre as contribuições do MST na formulação e implementação de políticas públicas educação superior no Brasil. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema e de uma extensa pesquisa documental (atas, portarias, revistas, textos, matérias de jornais, dissertações, teses de doutorado, etc.) busca-se trazer elementos que possibilitem compreender a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no campo da educação superior. Trata-se de um conjunto de lutas pela promoção do direito à educação, da justiça social e da justiça cognitiva. Na última década, em particular, o MST tem contribuído e atuado no sentido de efetivar políticas públicas voltadas aos trabalhadores e aos jovens provenientes das camadas mais pobres. Uma das principais iniciativas nessa direção foi a criação, por meio do Decreto 7.352/10, do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), tendo como características principais o regime de alternância, o tempo-escola e o tempo-comunidade. Com o PRONERA, a parceria do MST com as instituições de ensino superior foi institucionalizada, favorecendo os convênios entre as universidades federais, estaduais e municipais; os Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica (IFETS) e as escolas técnicas federais, estaduais e municipais; as escolas da família agrícola; as casas familiares rurais; os institutos de educação privados sem fins lucrativos; e as universidades, as faculdades e os centros de ensino privados sem fins lucrativos em articulação com os movimentos sociais e sindicais do campo. De acordo com os dados e as análises realizadas, o MST tem sido protagonista no campo do ensino superior, na medida em que passou a exigir das instituições estatais políticas voltadas à formação dos trabalhadores e dos jovens historicamente excluídos do acesso à educação superior. Pode-se afirmar que as parcerias do MST com as universidades, ao mesmo tempo que formam os integrantes do movimento, também cumprem uma importante função social. As lutas pelo acesso ao ensino superior visam democratizar um bem (o conhecimento) que se manteve historicamente elitizado. Trata-se de lutas que visam promover justiça cognitiva e, por meio dela, contribuir com a emancipação social.

Biografia do Autor

Dionata Plens Luz, Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS

Mestrando em Educação pela UFFS

Joviles Vitório Trevisol, UFFS

Pós-Doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra (2006). Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP - Gestões 2016-2017 e 2017-2018). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - 2010-2018). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Membro titular do Conselho Superior da CAPES (CS-CAPES 2016-2018), do Conselho Técnico-Científico da CAPES (CTC/CAPES 2016-2018), da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2017-2018), do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE 2016-2018) e do Conselho da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina - FAPESC (2012-2018). Membro do Fórum Estadual de Educação (FEE/SC 2012-2019). Secretário Executivo do FOPROP (Gestões 2014-2015 e 2015-2016). Coordenador do FOPROP - Região Sul (2013-2014) e Vice-Coordenador do FOPROP - Região Sul (2012-2013). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNOESC (2007-2010). Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UNOESC (2003-2005), Diretor da Editora EDUNOESC (2000-2003). Editor Científico da Revista Roteiro (2000-2003). Além da docência na graduação e na pós-graduação, exerceu inúmeras funções no âmbito da gestão universitária e científica, como a de Editor Científico de Periódicos, Líder de Grupo de Pesquisa, Presidente de inúmeras comissões, Membro de Comissões de Avaliação de Cursos e de Conselhos Científicos de Periódicos e de Eventos Científicos. Autor e organizador de inúmeros livros. Tem desenvolvido pesquisa em temáticas como transformações do Estado contemporâneo; estado, sociedade e políticas públicas; estado e políticas educacionais.

Publicado
18-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa