ESCRITA E PRODUÇÃO COLETIVA DE UM LIVRO DIDÁTICO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID

  • Gabriel Bevilacqua UFFS
  • Beatriz Rodrigues UFFS
  • Elen Finger UFFS
  • Saulo Thimoteo UFFS
  • Mariane Ines ohlweiler UFFS

Resumo

O livro “Mergulhando no reino das palavras”, desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, orientado pelo Professor Saulo Thimoteo, tem como objetivo divulgar as propostas de oficinas criadas pelos alunos bolsistas a partir de diferentes autores de Língua Portuguesa. Estas oficinas contemplam atividades que podem ser desenvolvidas nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A produção foi estimulada com a leitura de livros, pesquisas e discussões realizadas nos encontros do projeto, estas ações despertaram a criatividade dos pibidianos e assim possibilitaram um olhar atento aos possíveis métodos a serem utilizados em sala de aula com diferentes atividades, que possam ser mais didáticas e satisfatórias para os alunos e professores que irão trabalhá-las. A produção destas atividades começou com a escolha de autores, cada pibidianos escolheu um autor, a partir do qual produziria as ideias de oficinas a serem desenvolvidas nas escolas parceiras do projeto e divulgadas no livro. A título de exemplo, seguem algumas atividades propostas: apresentações variadas da biografia dos autores, teatros, leituras, análises, tudo isso com diversos gêneros literários, como fábulas, poesias, artigos, romances e outros, com a opção de desenvolver algumas atividades ao ar livre ou dentro da sala de aula. Diante de algumas atividades já previamentes elaboradas para o livro didático, foram realizadas oficinas nas escolas parceiras do subprojeto, no caso, o Colégio Estadual Doze de Novembro e o Colégio João Paulo II, ambos situados no município de Realeza/PR. Embora o livro ainda esteja em processo de finalização, espera-se que professores de diferentes contexto escolares, possam fazer uso de tais atividades podendo se tornar um auxílio ao trabalho de ensino de Literatura na sala de aula, tanto para fornecer ideias e material para os professores, quantos revelar novos autores ou novas formas de ver autores “clássicos” com os alunos.

Publicado
19-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino