SIMULADOS PRÁTICOS EM ANATOMIA HUMANA

FEEDBACK DOS PARTICIPANTES

  • Gabriel Rodiguero Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo
  • Michele Zortea
  • Robson Luiz de Souza Alhadas
  • Daniela Augustin Silveira
  • Gustavo Olszanski Acrani
  • Jossimara Polettini
  • Lissandra Glusczak
  • Marcelo Zvir de Oliveira
  • Nilton Maiolini Bonadeo
  • Regina Ines Kunz

Resumo

A monitoria de Anatomia Humana é uma atividade desenvolvida dentro do Programa de Monitoria por Público-Alvo, no campus Passo Fundo, da UFFS. Trata-se de uma ferramenta pedagógica na qual alunos de fases mais avançadas auxiliam os colegas iniciantes, durante os horários de estudo livre no laboratório de anatomia. De fato, os discentes que cursam as disciplinas de Processos Morfofuncionais (PM) I e II, um grande módulo no qual está inserida a anatomia, necessitam investir um tempo considerável para estarem aptos a realizarem as avaliações práticas e, principalmente, consolidarem seu conhecimento. As avaliações práticas consistem na disposição de peças anatômicas sobre as bancadas do laboratório, cada uma contendo uma estrutura identificada e numerada, configurando uma questão da prova. O aluno deve, então, nomeá-los corretamente, dentro de um minuto por questão, na folha de prova. Ao final do tempo, os alunos passam para a estação subsequente e, completado o rodízio, as fichas são recolhidas para avaliação. Este modelo de prova é deveras diferente dos testes aplicados tradicionalmente no ensino médio, configurando um desafio significativo ao acadêmico recém-ingresso e, dessa forma, traduzindo-se num fator potencialmente ansiogênico e tensional. Sabendo disso, a fim de preparar os colegas para a realização da prova prática, os monitores aplicam simulados, elaborados por eles, nos mesmos moldes da derradeira avaliação. Esses simulados são de participação voluntária e realizados preferencialmente com pelo menos uma semana de antecedência da avaliação real. Ao final da simulação, os monitores divulgam o gabarito do teste, mantêm as estações montadas e permanecem com os alunos até o final do horário de estudo para a resolução de dúvidas. Diante disso, com a finalidade de avaliar este processo, foram aplicados questionários anônimos de satisfação aos estudantes que cursaram PM I e II em 2019/1. Na ficha, questionou-se se a participação nos simulados ajudou-os a realizar as provas práticas, se isso deixou-os mais tranquilos ou mais tensos, se conseguiram ou não identificar suas fragilidades na simulação e se consideravam ou não os simulados como uma ferramenta importante para seu aprendizado. Cinquenta e dois alunos responderam, sendo que 98% deles crê que a participação nos simulados os 

ajudou, de alguma maneira, a realizar as provas práticas. Também, 90,3% relataram ter conseguido identificar suas fragilidades por meio do simulado e ficaram mais tranquilos para as avaliações.  Por fim, 94,2% consideraram que os simulados foram importantes para seu aprendizado de Anatomia. Estes resultados são bastante positivos, denotando a relevância da monitoria acadêmica na formação de novos profissionais. Aliás, a monitoria é uma via de mão dupla, na qual o participante tem suas dúvidas sanadas e o monitor exercita seus conhecimentos, desenvolve habilidades de comunicação e exercita valores como a empatia e o coleguismo. Por conseguinte, a aplicação de simulados práticos por monitores na disciplina de Anatomia Humana mostra-se um dispositivo proveitoso no processo de aprendizagem dos estudantes de Medicina na UFFS, possibilitando o preparo pessoal, a identificação de fragilidades e a busca por um melhor resultado nas avaliações.

Publicado
18-09-2019
Seção
Campus Passo Fundo - Projetos de Ensino