INCLUSÃO E PERMANÊNCIA ACADÊMICA: UMA AÇÃO AFIRMATIVA

  • Richardson Damis Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Abdias Revolte
  • Bildad Louis
  • Bruna Hillesheim
  • Eliziane dos Santos
  • Gabriele Santana Bacellar
  • Gracieli dos Santos
  • Luis Felipe Loureiro
  • Sandro Glória
  • Wedson Vilcent
  • Dulce do Carmo Franceschini

Resumo

Resumo: Propomos a apresentação de um painel sobre o projeto de monitoria por público-alvo “Inclusão e Permanência Acadêmica: uma ação afirmativa” desenvolvido de agosto de 2018 a julho de 2019. Este projeto teve por objetivo dar apoio pedagógico e acadêmico, prioritariamente, aos alunos indígenas (65 alunos), haitianos (70 alunos) e aos alunos em acompanhamento pela Comissão de acompanhamento do SAE - UFFS Chapecó (30 alunos), totalizando cerca de 165 alunos. Esses alunos fazem parte de um grupo de estudantes que apresenta grande dificuldade de aprendizagem em áreas do conhecimento que são fundamentais e que pertencem ao rol de disciplinas do Domínio Comum dos cursos ofertados pela UFFS Chapecó, a saber: Matemática Básica/Instrumental, Estatística Básica e Informática Básica. Foram ofertadas monitorias, então, de Inclusão Digital, Estatística, Matemática e para o Programa de Ingresso e Permanência de alunos indígenas na universidade -PIN. Essa última monitoria teve por objetivo assessorar no acompanhamento e desenvolvimento de ações afirmativas desenvolvidas pelo PIN com a finalidade de melhorar a taxa de permanência de estudantes indígenas na UFFS Chapecó – SC. Atuaram neste projeto, além da coordenadora do projeto e orientadora dos monitores do PIN, a Profa Dulce do Carmo Franceschini, os seguintes professores-orientadores dos monitores: as professoras Marisol Vieira Melo e Bruna e Bruna Larissa Cecco (Matemática); o Prof. Gláucio Adriano Fontana (Estatística) e a Profa Andressa Sebben (Inclusão Digital). Além da coordenadora e dos professores-orientadores, participaram deste projeto 10 monitores, sendo que 04 atuaram na área de Estatística Básica, 02 na de Matemática Instrumental, 01 na de Inclusão Digital e 03 na monitoria do PIN. Destes 10 monitores, 06 atuaram como voluntários e 04 como bolsistas.

Publicado
25-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino