Monitoria em ciência do solo

  • Renan Brito Moreira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Douglas Rodrigo Kaiser

Resumo

Resumo: A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui
para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão
dos cursos de graduação. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do
ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências
pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração
curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a
cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e como as
suas atividades técnicas didáticos. A finalidade do projeto de monitoria foi realização
de atividades das disciplinas relacionadas a Ciência do solo, tais como
Fundamentos da Ciência do Solo, Física do Solo, Levantamento e Classificação de
Solos, Manejo e Conservação do Solo e da água, Geociências no período de 2018/2
a 2019/1 especificando os métodos adotados, atividades realizadas, objetivos
propostos e adversidades encontradas durante todo o processo mostrando a
importância da monitoria no processo de formação dos acadêmicos, além do
monitor. Teve como objetivo também proporcionar a interação entre aluno e monitor,
bem como a interação de monitor com professor no decorrer das disciplinas,
aumentando a troca de conhecimento de forma sinérgica entres os envolvidos.
Durante o projeto de monitoria pode observar-se que a interação entre os discentes,
professor e monitor é fundamental para a construção de uma intimidade com a área
em estudo ajudando principalmente os acadêmicos a fixar o conteúdo, além do
tornar o monitor cada vez mais apto em desenvolver os assuntos trabalhados. Um
dos fatores em que a monitoria atua muito é a representatividade do professor, pois
existe muito receio por parte dos alunos em procurador o professor para sanar as
dúvidas, com isso, o monitor se torna um elo entre o professor e os acadêmicos,
aumentando então a interação para composição do aprendizado no processo de
formação dos acadêmicos. O projeto de monitoria se torna fundamental, por dar
suporte durante as disciplinas em sanar dúvidas, execução de atividades e
organização do laboratório, proporciona ao monitor uma experiência única de
interagir com colegas, trocando então conhecimento, produzindo debates entre si,
melhorando a formação, a qualidade comunicativa, a qualidade na construção de
argumentos plausíveis sobre o assunto, fazendo com que o torne mais preparado
para o mercado de trabalho futuramente. Durante o projeto de monitoria ocorreu
muita resistência na procura do monitor para auxílio nas dúvidas. O incentivo ao
aluno em procurar o monitor se faz necessário para que esta ferramenta didática
seja utilizada de forma adequada e produtiva. Os monitores sempre estavam à
disposição para atender os acadêmicos, mesmo em horários alternativos. Este
recurso foi muito utilizado pelo professor, principalmente para produção de
instrumentos didáticos, atividades alternativas para complementar o conteúdo
trabalhado em aula, como o desenvolvimento de práticas dirigidas para o
aprimoramento do aprendizado. Os alunos que procuraram a monitoria ao longo do
semestre tiveram bom desempenho nas disciplinas e as atividades práticas
desenvolvidas em laboratório facilitaram o aprendizado.

Publicado
24-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa