PRÁTICA DE ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA II

O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE ANÁLISE METALINGUÍSTICA

  • Elisa Maria Ficanha Furlan UFFS
  • Andréia Cristina de Souza

Resumo

Este trabalho visa relatar as metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas durante o Estágio Curricular em Língua Portuguesa II, componente obrigatório do curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Realeza/PR, desenvolvido no primeiro semestre de 2019. As etapas de observação e regência de estágio aconteceram em uma instituição de ensino médio do município de Ampére, sudoeste do Paraná, em turma de 3° ano. As atividades desenvolvidas estiveram ancoradas no contraste entre as perspectivas das gramáticas normativa e internalizada, como nos estudos de João Wanderley Geraldi, tendo por temática a concordância nominal da Língua Portuguesa e considerando-se a proposta de comprometimento com a formação de sujeitos crítico-reflexivos, conforme estipulam os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica em Língua Portuguesa. A prática de estágio ocorreu em dois períodos: a observação de quatro horas-aulas, ministradas pela professora supervisora; e a regência de quatro horas-aulas da professora em formação. Nas aulas ministradas objetivou-se desenvolver as competências de leitura, escrita, oralidade e análise metalinguística, sendo esta abordada em maior ênfase, estimulada ao pensamento reflexivo por meio de leitura crítica e discussões coletivas sobre os gêneros textuais charge e tira, com base na observação de distintos contextos de produção e circulação em que os textos apresentados estavam inseridos. Correlatamente, a intencionalidade e a ironia foram consideradas como fatores de observação nas análises realizadas pelos alunos sob supervisão da professora estagiária. As ações ocorreram de modo produtivo e satisfatório, de acordo com o que foi planejado, observando-se a efetiva participação dos discentes nas ações propostas, possibilitando a efetivação no desenvolvimento das habilidades de teor analítico.

Publicado
19-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino