Alfabetização, Métodos e Aprendizagem

  • Ana Maria dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Angélica G. da Veiga Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Marina Zardo Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Zoraia Aguiar Bittencourt Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Edicarla Lussani

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar dados sobre métodos de
alfabetização utilizados em sala de aula por professores nos anos iniciais do Ensino
Fundamental. Esses dados analisados foram recolhidos por intermédio de um
questionário entregue a professores dos anos iniciais contendo duas questões
específicas sobre métodos de alfabetização e atividades de alfabetização.
Entendemos que para atingir tal objetivo, foi necessário chegarmos à sala de aula de
alguma forma para perceber até que ponto as questões da alfabetização podem ser
consideradas relevantes atualmente, quais são os métodos utilizados por esses
professores em sala de aula e quais atividades são promovidas para contribuir no
aprendizado. A reflexão e a análise foram feitas através do contato com as perguntas
e com apoio bibliográfico dos textos trabalhados em sala de aula, na disciplina de
Alfabetização, de Ferreiro e Teberosky (1999), Cagliari (1998), Schwartz (2010) e
Mortatti (2006) sobre os métodos de alfabetização, os quais pesquisam e refletem
sobre essas práticas e seus efeitos na educação e no aprendizado das crianças, O
trabalho constituiu-se ainda de pesquisa bibliográfica sobre o contexto histórico,
explicando um pouco da história da alfabetização e como ela é desigual, dependendo
da classe social, visto que a alfabetização é também um recurso de dominação para
sustentar o sistema. Além disso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os
métodos de ensino e aprendizado, a formação de professores alfabetizadores e como
os métodos impactam na formação do aluno. Os resultados da pesquisa apontam que,
mesmo com toda discussão de métodos aplicáveis ou não no processo de
alfabetização, os muito usados são os métodos tradicionais, por serem considerados
mais eficazes no aprendizado. Analisando os resultados, conclui-se que temos muito
a avançar em termos de melhorar o aprendizado para alfabetizar de forma efetiva
nosso aluno. No entanto, consideramos que o conjunto de professores participantes
desse estudo ainda não está preparado para desmetodizar ensinos e considerar o que
o aluno sabe.

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino